Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"Não adianta o comércio ficar fechado e a rua lotada", afirma presidente da Acil

03/04/20 às 22:18 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Associação Comercial Industrial de Londrina (Acil), Fernando Moraes, explicou que reuniões constantes estão acontecendo com a Prefeitura de Londrina para definir os protocolos de segurança para volta do comércio. Várias situações serão definidas e a reabertura ficou programada para o dia 13 de abril. O decreto atual vence no próximo domingo (5), mas o prefeito Marcelo Belinati (PP) já anunciou na tarde desta sexta-feira (3) que será prorrogado até o dia 12

O objetivo de manter as lojas e indústrias fechadas é evitar aglomeração de pessoas e consequentemente o contágio do coronavírus na cidade. Moraes ressaltou que entendeu a situação apresentada pela prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso de contaminação comunitária aconteceu há aproximadamente 20 dias, ou seja, quando não se sabe de onde veio o vírus. Com isso, existe a previsão de um pico da doença nas próximas duas semana e por isso foi decidido manter as portas fechadas. 

"Nesta semana teve um trabalho muito árduo para criar esses protocolos todos e entregar para  prefeitura fazer uma avaliação, junto com esse comitê de saúde que eles criaram. Eles concordaram, colocaram algumas coisas a mais, mas explicaram o pico que está muito complicado" 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Ainda de acordo com Moraes, os protocolos criados serão apresentados aos empresários da cidade a partir da próxima segunda-feira (6). O prefeito disse na coletiva de imprensa nesta tarde que serão utilizados álcool em gel, máscaras e distanciamento entre os clientes e funcionários. "Lógico que a gente como comerciante e como associação tinha uma esperança muito grande por essa abertura. Queremos retomar o trabalho, sabemos que é difícil a situação, não tem lado certo e errado, o que precisamos é ter muita calma", afirmou o presidente da Acil. 

Ele ainda fez um pedido para que os munícipes mantenham o isolamento social. "Já que essa conta está sobrando para nós, pedimos que as pessoas respeitem. Não adianta o comércio ficar fechado e a rua lotada", ressaltou. Belinati ainda explicou que a partir de agora as pessoas estão proibidas de ficarem em espaços públicos como Zerão, Lago Igapó. academias ao ar livre, entre outros. A determinação, que será publicada em um decreto, será válida até o dia 12 e a Guarda Municipal vai fiscalizar. 

Leia também:
Londrina confirma primeira morte por coronavírus

© Copyright 2023 Grupo Tarobá