Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo edital do Mais Médicos prevê 99 vagas em 55 cidades do Paraná

15/05/19 às 20:39 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Foi aberto, nesta semana, o edital para que as cidades que contam com profissionais do programa Mais Médicos, do governo federal, possam renovar a participação na iniciativa. Segundo o documento do Ministério da Saúde, o Paraná é representado por 55 municípios e conta com 99 vagas – 11 delas na Grande Curitiba. São 10 postos em Colombo, 8 em Piraquara e 3 em Campo Largo. No litoral, o edital contempla Antonina (1), Guaratuba (2) e Morretes (1).

Ao todo, 790 localidades brasileiras são mencionadas no documento, incluindo 36 que já tinham pedido para entrar no programa e que ainda estavam de fora. Por outro lado, alguns municípios que integravam o Mais Médicos agora deixaram de fazer parte da iniciativa.

O edital também altera a regra de classificação dos profissionais interessados em atuar no Mais Médicos e fixa um cronograma de seleção. Enquanto nas últimas edições contava mais a ordem de inscrição e quem chegava antes podia escolher onde preferia trabalhar, a ideia agora é priorizar especialistas e profissionais que tenham feito residência em medicina de família e comunidade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Nesta etapa, são admitidos apenas médicos formados no Brasil, e a expectativa é de que cerca de duas mil vagas sejam abertas. Na sequência, caso haja novas desistências ou sobrem vagas, o programa deve ser estendido a brasileiros formados no exterior.

Os postos em aberto foram deixados por médicos brasileiros que se inscreveram para substituir os cubanos e que desistiram após o início das atividades ou são vagas que estavam abertas desde o ano passado e ainda estavam ociosas. A seleção das cidades contempladas pelo edital foi feita pelo Ministério da Saúde com base em critérios de vulnerabilidade.

O período de inscrições vai de 27 a 29 de maio, no site do Mais Médicos. A previsão é de que os profissionais comecem a atuar a partir de junho e os contratos vão ser de três anos.

Com informações: Paraná Portal

© Copyright 2023 Grupo Tarobá