Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PAI passa pela primeira reforma após 20 anos da inauguração

14/08/19 às 18:23 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Saúde Municipal de Londrina ganha mais uma conquista. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) e o Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab) receberão a primeira reforma estrutural e geral após 20 anos da inauguração, em 1999, fundamental para atender com mais conforto os usuários dos serviços e os servidores municipais. A ordem de serviço necessária para iniciar as obras foi assinada na manhã desta quarta-feira (14), pelo prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na sede das unidades.

Serão investidos R$ 3.528.443,23 de recursos municipais, para reformar mais de 3 mil metros quadrados de área. A empresa responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Engemitsu Engenharia e Construções, de Londrina. O prazo de execução das obras, que iniciarão pelo térreo, na Avenida Duque de Caxias, será de 10 meses. Durante a reforma, os atendimentos do PAI serão realocados para a Avenida Juscelino Kubitschek, 3.421 e do Centrolab, para a Rua Maranhão, 463. Dentro de 60 dias, toda a unidade deverá ser transferida.

O prefeito destacou que o PAI é uma grande obra social, que atende milhares de crianças por mês, tanto de Londrina quanto de outras cidades da região. “Presta um atendimento especializado para aqueles que mais precisam. Desde a sua inauguração, a estrutura já atendeu 3,2 milhões de crianças e não passou por manutenção adequada, por isso necessita desta reforma. O local será totalmente repaginado e também será feita a troca de móveis e equipamentos, possibilitando atender com mais qualidade as crianças, que merecem todo o nosso amor e respeito, e dando condições adequadas de trabalho aos servidores”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O secretário de Saúde enfatizou que autorizar o início das obras do PAI representa um momento histórico para a cidade. “É uma data emblemática, que a cidade esperava há pelo menos 15 anos. Essa é uma unidade de extrema importância, em especial para as crianças, e o prefeito que é médico e pai um olhar sensível e não mediu esforços para que isso pudesse acontecer. Para esta reconstrução serão investidos recursos da Prefeitura, que caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento. Diversos municípios hoje não conseguem sequer pagar a folha de pagamento dos servidores e, em Londrina, o prefeito anuncia, a cada semana, novos investimentos e recursos para cidade e para a saúde, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, disse.

O secretário destacou ainda que a reconstrução do PAI vai trazer uma condição mais adequada aos servidores, para que eles possam atender os pacientes com mais qualidade, eficiência e segurança, bem como os pais e outros familiares. “Estas pessoas poderão ser atendidas em um local mais adequado, confortável e humanizado, no momento em que mais precisam”, afirmou.

A obra de reforma do PAI proporcionará a reorganização dos espaços, a criação de novos ambientes, adequação da lavanderia, central da esterilização e banheiros, e inserção de uma área de lazer para as crianças (brinquedoteca). A reforma também propiciará maior espaço na sala emergência e sala de inalação, uma sala de vacina exclusiva, além de adequação da sala de coleta na de medicação, nos consultórios, na farmácia, local de sutura exclusiva e outros procedimentos.

O PAI faz cerca de 8 mil consultas e, aproximadamente, 3 mil exames de raio x por mês, além de milhares de exames laboratoriais. Somente em 2018 foram 97.687 atendimentos médicos e este ano, até julho, foram cerca de 50 mil. Desde a sua inauguração, em 1999, foram realizadas mais de 3,2 milhões consultas médicas. Atualmente o local conta com 27 médicos, 11 enfermeiros, 55 auxiliares de Enfermagem, um assistente social, um farmacêutico, 12 técnicos de Gestão Pública, oito técnicos de raio x e 30 equipes de serviços gerais e guardas (servidores e Costa Oeste).

Centrolab – A reestruturação do laboratório, localizado no mesmo prédio do PAI, visa otimizar e aprimorar o atendimento aos usuários com a readequação dos ambientes. Serão ampliados alguns espaços, para implantação dos novos equipamentos, a fim de diminuir o tempo de espera na liberação dos resultados dos exames, principalmente nos setores de recepção e coleta.

Uma das mudanças será na entrada dos usuários do Centrolab. O piso superior térreo será reformado para conter uma entrada exclusiva para o laboratório, desafogando a entrada do PAI, onde os usuários se dirigem atualmente, para coleta de material. A recepção será ampliada e o espaço passará a contar com sala para coleta infantil, sala coleta adulto, sala de coleta para gestante, com poltronas para exames, para dar mais conforto às grávidas.

Somente no ano passado, o Centrolab realizou 1.953.582 exames de: bioquímica; hanseníase; hematologia; hormônio/imunologia; líquor; microbiologia; parasitologia de fezes; tuberculose e urinálise, no expediente é das 7 às 13 horas. Em 2018, o Centrolab manteve a classificação de excelência do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito, João Mendonça; a coordenadora de Enfermagem do PAI, Ticiane Tomaz de Aquino; representando o Conselho Municipal de Saúde, Vagner Aguiar; os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, Jamil Janene, Estevão da Zona Sul, Emanoel Gomes e Daniele Ziober; além do secretariado e servidores.

Lista completa das intervenções nos ambientes do PAI:

Pintura geral do prédio tanto internamente quanto externamente, incluindo a fachada;

Impermeabilização da laje externa das marquises;

Troca de forro de gesso onde estiver danificado e realizar nova pintura;

Reparos na cobertura/telhado para eliminar infiltrações/vazamentos;

Substituição de todo o revestimento cerâmico (piso e parede), substituição de peças e/ou troca de pisos e Paviflex, troca de todas as louças, metais e acessórios,

Repintura de batentes e guarnições;

Reparo no trinco na junta de dilatação;

Manutenção elétrica, reparos no sistema de iluminação, nas caixas elétricas externas, troca/reposição de tomadas e interruptores; restaurar o sistema SPDA/cabeamento/sonorização/CFTV;

Trocas/Reposições dos vidros quebrados;

Reparo da cobertura e repintura da estrutura metálica da marquise;

Trocas/reparos em ralos, pisos e corrimãos;

Troca de portas, soleiras, fechaduras e divisórias, conforme necessidade;

Reparo da fachada;

Reforma da cobertura em policarbonato do pátio interno;

Reparos/Alterações nos sistemas de drenos do ar condicionado;

Reparo e sinalização dos sistemas de prevenção de incêndio;

Reparos nas instalações e sinalização da central de resíduos e GLP;

Sinalização de vagas do estacionamento;

Reparos na rede de lógica existente bem como instalação de novos pontos;

Reparos no acesso rampa da Avenida Leste Oeste (apresenta afundamento);

Construção de nova entrada para veículos junto à guarita;

Expansão do estacionamento;

Remanejamento e adequações em geral melhorando fluxo e criando novos ambientes como uma sala de punção e procedimentos;

Construção de necrotério;

Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;

Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;

Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade).

Lista completa das intervenções no Centrolab:

Criação de uma entrada de pacientes exclusiva para o Centrolab;

Criação da recepção;

Retirada de paredes existentes e construção de novas para modificações no layout interno;

Substituição dos armários abaixo das bancadas e das bancadas em inox;

Substituição das cubas dos banheiros para atender a NBR 9050 (acessibilidade);

Reposicionamento das salas de exames e almoxarifado;

Construção de banheiros masculino e feminino;

Reposicionamento, criação e/ou ampliação das salas de exames;

Criação de ambiente para guarda de cadeira de rodas;

Criação de salas para coleta infantil, adultos e gestante (com poltronas para exames, uma vez que o tempo de permanência da gestante é de 2 horas para a realização de exames);

Adequação da sala para lavagem de material e esterilização;

Instalação de elevador interno para transporte de material coletado ao piso superior;

Organização de materiais em geral e documentações.

Com N.Com 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá