Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pandemia não deve comprometer o diagnóstico precoce do câncer infantil

20/11/20 às 09:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Neste 23 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, o Hospital Pequeno Príncipe, referência em oncopediatria há mais de cinco décadas, reforça a importância do diagnóstico precoce, especialmente nesta fase de pandemia de coronavírus. Um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia estima que entre 50 e 90 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer nos primeiros meses deste ano. Vale lembrar que a doença é a primeira causa de morte entre o público infantil (de 0 a 19 anos) no Brasil, mas se descoberta precocemente, as chances de cura são de até 80%. Por isso, o medo e as incertezas provocadas pelo coronavírus não podem colocar em risco a saúde das crianças.

Em linhas gerais, todo e qualquer sintoma estranho deve ser levado a sério pelos pais, responsáveis e cuidadores, que devem procurar imediatamente um pediatra. “O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento e é o caminho que leva à cura. E quando se fala sobre casos de câncer que acometem pacientes que fazem parte do público infantojuvenil, ele é essencial. Crianças e adolescentes respondem melhor ao tratamento com quimioterapia. Por isso, é importante que a doença seja descoberta o quanto antes”, explica a chefe do setor de Oncologia do Pequeno Príncipe, a médica Flora Mitie Watanabe.

Com 101 anos de atividades, o Pequeno Príncipe é um dos principais centros de tratamento oncopediátrico do país e o mais antigo e conceituado do Paraná. Altamente especializado no tratamento de doenças hemato-oncológicas, o Hospital foi responsável, em 2019, por 1.093 internações e 7.775 atendimentos ambulatoriais, sendo que 80% dos pacientes são atendidos pelo SUS.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Além da excelência técnico-científica do tratamento oferecido, no Hospital os pacientes recebem cuidado humanizado, multidisciplinar e podem contar com o apoio de profissionais de outras especialidades. Dessa forma, recebem um atendimento integral, que favorece ainda mais a recuperação. “Temos importantes avanços no diagnóstico com exames de imagem (ressonância magnética) e o diagnóstico molecular com o Laboratório Genômico. A integração da pesquisa com a prática clínica, por meio da participação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, é outro diferencial”, acrescenta a chefe do setor no Pequeno Príncipe.

Medula Óssea

O Serviço de Transplante de Medula Óssea completa a estrutura oferecida no Pequeno Príncipe e é um dos maiores do Brasil a atender pacientes exclusivamente pediátricos pelo SUS. Meninos e meninas de todo o país são atendidos pelo Serviço, que em 2019 realizou 62 transplantes de medula óssea.

Sinal de alerta

A leucemia é o tipo mais comum de câncer em crianças, seguido de tumores do sistema nervoso central e linfomas e muitas vezes, os sintomas do câncer podem ser confundidos com doenças comuns da infância por isso é importante estar atentos aos seguintes sinais:

- Dores nos ossos, principalmente nas pernas, com ou sem inchaço.

- Palidez inexplicada.

- Fraqueza constante.

- Aumento progressivo dos gânglios linfáticos.

- Manchas roxas e caroços pelo corpo, não relacionados a traumas.

- Dores de cabeça, acompanhadas de vômitos.

- Perda de peso, com aumento/inchaço na barriga.

- Febre ou suores constantes e prolongados.

- Distúrbios visuais e reflexos nos olhos.

A instituição também disponibiliza uma cartilha para famílias que estão enfrentando a doença. O download gratuito pode ser feito pelo  link: http://pequenoprincipe.org.br/projetosabermais/manual/apj_fab_onco_01.pdf

Assessoria 



© Copyright 2023 Grupo Tarobá