Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Paraná vira produtor de medicamentos contra o câncer

31/07/18 às 14:30 - Escrito por Redação Tarobá News

Os pacientes que fazem tratamento contra o câncer devem ganhar uma arma a mais para combater a doença. É que o Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, vai começar a produzir medicamentos para combater diferentes tipos de neoplasia, além de artrite e de enfermidades autoimunes.

Ao todo, seis produtos vão ser fabricados no estado, mais precisamente em Maringá, na região norte. E a prioridade, neste primeiro momento, vai dada à crianças e mulheres, incluindo os casos de câncer de mama com metástase, que é quando a doença atinge outras partes do corpo.

Júlio Félix é o diretor-presidente do órgão e fala sobre os materiais a partir dos quais os remédios serão viabilizados.

Por enquanto, o projeto inclui a compra e o fornecimento dos medicamentos. Mas, pouco a pouco, o Tecpar – que até então produzia apenas vacinas para o SUS – deve alcançar a autonomia na fabricação das substâncias.

O diretor afirma ainda que os biológicos são feitos por meio de células vegetais e animais e, por isso, têm maior poder de cura e menos efeitos colaterais do que as alternativas sintéticas.

Esse tratamento é diferente porque identifica o marcador do tumor e atua diretamente na célula doente. Hoje, produtos do tipo são importados pelo Ministério da Saúde, e devido ao custo, são liberados apenas para algumas indicações e, ainda assim, somente via Justiça.

Além do Tecpar, os institutos Biomanguinhos e Butantan também foram confirmados pelo Ministério da Saúde para o desenvolvimento dos medicamentos.

Leia mais em Bandnews Curitiba

© Copyright 2022 Grupo Tarobá