Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Políticas públicas de prevenção ao suicídio são tema de debate na Câmara

21/09/18 às 09:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O vereador Alécio Espínola (PSC) realiza nesta manhã (21),  uma audiência pública para debater com especialistas, entidades de classe, universidades e demais instituições de ensino e poder público, políticas públicas para prevenção ao suicídio na cidade.

De acordo com o proponente da audiência, Alécio Espínola, a Câmara de Cascavel não pode se eximir do debate sobre este tema tão importante para a coletividade hoje. Entre 2011 e 2015, o número de suicídios cresceu 12% no Brasil. As estatísticas apontam que o suicídio é mais frequente entre jovens entre 15 e 29 anos, entre indígenas, no grupo dos idosos com mais de 70 anos, e proporcionalmente à população, na região sul do Brasil. É preocupante ainda o aumento de 30% nos índices de suicídio entre jovens nas últimas décadas.

Alécio Espínola disse que por trabalhar diretamente com situações de prevenção e tratamento à drogadição tem se deparado constantemente com situações de depressão e não raras tentativas de suicídio.                

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Dentre os principais fatores de risco apontados por especialistas estão: 90% das vítimas apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico, especialmente a depressão, considerada o principal fator de risco para o suicídio. Além disso, alcoolismo e uso de drogas, esquizofrenia; questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos, como perdas recentes; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica, neoplasias malignas são também consideradas fatores de risco importantes.

Em 2017 foram registrados 14 suicídios no município neste ano. O município de Cascavel já tem uma rede funcionando e tem trabalhado de forma intersetorial, envolvendo desde a atenção básica nas UBSs até o atendimento especializado de psiquiatria e psicologia. Porém, de acordo com o vereador, “é preciso pensar novas estratégias de prevenção e também em trabalhos de conscientização em escolas, faculdades e locais frequentados por adolescentes e jovens”.

Participam do debate o Conselho Regional de Psicologia, as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente, a 10ª Regional de Saúde, o Centro de Valorização à Vida (CVV), a Divisão de Saúde Mental do município, o Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente – Nucria, a 8ª Promotoria de Justiça Infância e Juventude, a 9ª Promotoria de Justiça Ministério Público Paraná e a Liga de Psiquiatria da Unioeste.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá