Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pré-conferência de saúde em Londrina discute gargalos do SUS

28/01/23 às 13:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A defesagem na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais preocupações de conselhos de saúde, que já começaram a debater os gargalos no sistema, se preparando para a 17ª Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, no mês de julho. Na manhã deste sábado (28), uma pré-conferência foi realizada em Londrina.


O evento acontece na cidade todo ano, com a participação de gestores, prestadores de serviço, trabalhadores e usuários do sistema. O subsegmento dos sindicatos promoveu o encontro na sede do Sindicato dos Bancários de Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“O foco que foi dado pelo Conselho Municipal de Saúde foi que nesses últimos anos, tivemos um enorme retrocesso quanto a políticas públicas. A gente praticamente voltou ao que era debatido na conferência em 1986, que era voltar a ter a saúde como um direito e garantia pra todo mundo”, afirmou o conselheiro Laurito Lira Filho.

 

Para o conselheiro, a defasagem da tabela SUS é uma das principais demandas a curto prazo. “Não iremos conseguir atualizar a tabela do SUS se a gente não reverter a situação do teto de gastos. Enquanto estiver em vigência a PEC 95 não iremos conseguir fazer a ampliação da tabela”, disse.

 

As propostas debatidas nos encontros municipais e estaduais vão compor a pauta que será levada para a conferência na capital brasileira. “O SUS provou nesses quatro anos ter uma importância fundamental para a população. A importância é que justamente atende às pessoas menos favorecidas na sociedade”, completou o secretário-geral do sindicato dos bancários, Dirceu Quinelato.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá