Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeito explica como será a flexibilização do decreto em Londrina; veja regras

01/08/21 às 20:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução dos indicadores de mortes, casos e internações em Londrina, permitiu flexibilização no decreto em vigor no município. Segundo informações da Secretaria de Saúde, a cada 100 londrinenses, 64 já tomara ao menos a primeira dose do imunizante.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati durante live transmitida neste domingo (1), Londrina deve alcançar 300 mil doses aplicadas até a metade desta semana. Para ele, o município é um exemplo no esquema vacinal. “Muita gente reclama, mas ninguém está ficando para trás na vacinação. Só liberamos uma nova idade quando todos da faixa etária anterior foram imunizadas, ao menos os que quiseram”, disse.

Respeitando o Decreto Estadual (8.178/2021), assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta sexta-feira (30), Londrina diminui em uma hora o toque de recolher, que passa ser das 24h às 5h. O mesmo vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. O decreto tem validade até 15 de agosto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Shoppings

As lojas dos shoppings vão voltar a funcionar em horário normal e podem abrir aos domingos. De segunda a sábado, o horário de atendimento das lojas do shoppings será das 10h às 22h. As praças de alimentação seguem o mesmo horário de segunda a domingo, das 11h às 22h.

Cinemas e teatros

Os cinemas e teatros também retomarão a programação. O decreto permite que funcionem com 50% da capacidade e respeitando o distanciamento social. Segundo o prefeito Marcelo Belinati, pessoas que são da mesma família ou convívio poderão sentar juntos, os demais, sentarão com algumas poltronas de distância. Está liberado o consumo de comidas e bebidas, mas é necessário que coloque a máscara assim que terminar de consumir.

Os cinemas de Londrina já estão se adequando aos protocolos para poder garantir o funcionamento. A partir deste domingo (1), as salas de exibição devem voltar a funcionar gradativamente. "Tivemos uma reunião com o setor e eles estão bastante animados e já preparando todos os protocolos necessários para a retomada com todos os cuidados", disse o prefeito.

Academias, Igrejas e condomínios

Academias, Igrejas e áreas comuns de condomínios e prédios também podem funcionar sem restrição de horário – desde que respeite o toque de recolher a partir da meia noite. Nesse caso, é necessário que mantenham 50% da capacidade e utilizem máscara, distanciamento e todos os protocolos sanitários.

Eventos

O decreto, em vigor no Paraná e respeitado em Londrina, permite também a realização de algumas categorias de eventos. A realização desses eventos serão permita com a apresentação de teste negativo ou a comprovação do esquema vacinal da Covid-19, com as duas doses.

 Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, os locais abertos, para público exclusivamente sentado ou delimitado, sem consumo de alimentos e bebidas, poderão ser realizados eventos com capacidade máxima de 60% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 500 pessoas. Já se houver consumo de alimentos e bebidas, a lotação prevista é de 50%, também para o máximo de 500 pessoas.

Em locais fechados, por sua vez, a taxa de ocupação é de 40% para até 500 pessoas, sem nenhum tipo de consumo. Em ações que envolvam comidas e bebidas, o regramento estabelece o limite de 400 pessoas e lotação de 30% do previsto, respeitando a seguinte ordem: I – espaços com capacidade máxima de 200 pessoas poderão receber eventos de até 80 pessoas; II – espaços com capacidade entre 201 a 500 pessoas, poderão sediar eventos de no máximo 150 pessoas; III – espaços com capacidade entre 501 a 1000 pessoas poderão sediar eventos de no máximo 300 pessoas; e IV – espaços com capacidade máxima acima de 1001 pessoas poderão sediar eventos de no máximo 400 pessoas.

Segundo o prefeito Marcelo Belinati, casamentos e aniversários poderão voltar a acontecer seguindo essas recomendações. “Respeitando a capacidade de pessoas, com a apresentação de teste ou de esquema vacinal, e cumprindo os protocolos sanitários, esses eventos podem acontecer. É claro que o município vai fiscalizar para garantir que o decreto seja respeitado. O que não pode é ter festas em chácaras, cervejadas, raves ou que envolvam pessoas aglomeradas em pé e dançando”, disse.

Segundo Felippe Machado, alguns itens estão proibidos em qualquer evento. São eles: eventos dançantes ou outra modalidade que demande contato físico entre os frequentadores; Eventos em locais fechados sem sistema de climatização com renovação de ar; Eventos que demandem permanência em pé; Eventos com duração superior a 6h; Eventos que não garantam controle de público; Eventos em caráter internacional.

Eventos esportivos

Segundo o secretário de Saúde, eventos esportivos estão liberados, mas sem público. “Quem quiser jogar uma partida de futebol, por exemplo, sabemos que não vai utilizar a máscara, então a recomendação é que pelo menos já esteja vacinado”, disse.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá