Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura promove mutirão contra a dengue em bairro da zona norte

30/03/23 às 15:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina realizará no próximo sábado (1), no Jardim Paraty, na região norte da cidade, um mutirão de limpeza contra a dengue. Serão percorridas as seguintes ruas: Rua Ibrahim Soubhia, Café Cereja, Café Caturra, Café Morra, Café Bourbon e Avenida Café Rubiácea.


A iniciativa, que conta com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo auxiliar os moradores na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador também do zika vírus, febre amarela e chikungunya.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a escolha da área a ser atendida ocorreu em função do alto número de casos de dengue identificado nos dois bairros. Ele explicou que os levantamentos da pasta têm apontado que a maioria dos focos estão localizados no interior dos imóveis, em objetos capazes de acumular água e que, muitas vezes, vão parar em fundos de vale e terrenos baldios em decorrência do descarte irregular.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


Para atenuar o problema e diminuir o índice de infestação, Saúde e CMTU trabalharão de maneira integrada. Enquanto os agentes da Coordenação de Endemias vão percorrer as residências para orientar a população e distribuir sacos plásticos para o acondicionamento de resíduos, os caminhões da companhia farão o recolhimento porta a porta de restos de construção, ferragens, pneus, móveis em madeira, louças sanitárias e outros itens com potencial de armazenar água.


“A CMTU realiza esse trabalho de limpeza nos locais públicos diariamente. Recentemente os bairros Parigot de Souza 3, Paraíso, Jardim Nossa Senhora da Paz, fundo de vale na rua Augusto Jondral e São Francisco receberam limpeza em locais pontuais onde infelizmente há o descarte irregular. É muito importante que a população descarte o lixo nos locais recomendados e também cuide dos seus quintais”, ressaltou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.


A orientação á para que os moradores promovam a limpeza das casas e quintais, depositando o material a ser recolhido nas calçadas em frente aos imóveis. Os resíduos serão retirados pelos veículos do Município e, posteriormente, receberão destinação ambientalmente adequada. De acordo com o último relatório da situação epidemiológica de dengue em Londrina, a cidade contabilizou, até esta terça-feira (28), 8.885 notificações da doença, com 2.119 casos descartados, 1.475 confirmados e outros 5.291 ainda em análise.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá