Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura de Londrina prossegue com campanha de doação de sangue

24/07/22 às 10:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), prossegue com a campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”. A iniciativa é realizada em parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário (HU), e objetiva aumentar o número de doações de sangue.


A campanha é voltada para todos os funcionários e servidores municipais e, para que a doação aconteça durante todo o ano, a SMRH criou um cronograma de participação das diversas secretarias, órgãos e autarquias do Município.


Em julho, a campanha convida a participação dos servidores da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) e Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml). “É uma forma de estimularmos a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social das servidoras e servidores municipais”, ressaltou a secretária de Recursos Humanos em exercício, Marcelle Diorio de Souza.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


A secretária reforça que é muito importante a doação de sangue voluntária, visto que, para manter o estoque do Hemocentro, são necessárias doações diárias de sangue. “Sabemos que o sangue humano é insubstituível, ou seja, não pode ser produzido artificialmente, e como somos cerca de 10 mil servidores, podemos contribuir com a manutenção da vida”, enfatizou.


Desde 2021 a Prefeitura Londrina tem realizado diversas campanhas educativas e cronograma de doação de sangue junto aos servidores públicos, através da Secretaria de Recursos Humanos, visando não somente a doação em si, mas a captação de doadores com vistas ao desenvolvimento da prática de doar. Ao todo, 369 doações de sangue foram feitas pelos servidores por meio da iniciativa, desde o seu lançamento, em 25 de novembro de 2021, até o dia 30 de junho.


O ouvidor-geral da Prefeitura, Alexandre Sanches, participa da campanha da Secretaria de Recursos Humanos. Ele contou que é doador de sangue desde 2015 e, desde que a campanha da SMRH começou, incentiva funcionários da Prefeitura a participar e doar. “Com o atendimento dos funcionários do Hemocentro do HU, aprendi a importância de ser doador, tanto que optei por ser doador de medula também. Através disso, me convidaram para ser doador de plaquetas, analisando meu histórico de doações. Hoje, volta e meia, sou convocado a realizar este trabalho que faço com carinho, pois estou com saúde suficiente para ser doador a quem não conheço. Amanhã, quem sabe, não serei eu um dos que necessitam receber uma bolsa de sangue ou plaquetas em tratamentos médicos. A doação dura apenas alguns minutos do meu dia e ajuda a salvar muitas vidas. É super seguro e vale a pena”, expôs.


Como doar – A doação de sangue é feita no Hemocentro, que fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, no Jardim Tarumã (ao lado do HU). É preciso agendar um dia e horário no site do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), da Secretaria de Estado (clique aqui).


O doador deve ter idade entre 16 anos a 69 anos e estar em boas condições de saúde, pesando 50kg ou mais. Menores de idade (16 e 17 anos) só podem fazer a doação com a presença e o consentimento de um responsável legal. Solicita-se que o doador esteja bem alimentado, hidratado e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Também não pode ter tido gripe, infecção bacteriana, febre ou ter usado antibiótico nas últimas duas semanas, além de não ter realizado procedimento endoscópico há menos de seis meses.


A Lei Municipal nº 4.928, Art. 79, prevê a concessão do dia em que o servidor for fazer a doação, ou seja, neste dia ele não precisará trabalhar. Para isso é necessário o acordo prévio com a chefia e a apresentação do atestado do Hemocentro no cartão ponto.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Julho:ACESF e CAAPSMLAgosto:OBRAS e FELSetembro:SaúdeOutubro:Procuradoria-Geral, Governo e Gestão PúblicaNovembro:Agricultura e Meio AmbienteDezembro:Recursos Humanos e Gabinete do Prefeito


Nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho de 2022, participaram da campanha as seguintes secretarias/órgãos municipais: Assistência Social, Políticas para Mulheres, Idoso; Educação; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Trabalho Emprego e Renda; Defesa Social; Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul); Controladoria Geral; Fazenda e Cultura.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá