Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura divulga novo boletim e casos de dengue se aproximam dos 4.700 em Toledo

26/05/20 às 16:51 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura do município de Toledo divulgou na tarde desta terça-feira (26), um novo boletim com os casos de dengue confirmados no município. Os novos dados continuam mostrando uma situação preocupante em Toledo em decorrência da epidemia de dengue.

Agora são 5.011 casos notificados, sendo 4.613 casos autóctones (Casos contraídos no município), 62 casos importados de outras localidades e outros cinco ainda aguardam a confirmação. Em Toledo também tivemos 331 casos descartados para a dengue.

Comparação com o último boletim

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

O último boletim havia sido divulgado pelo setor de endemias da Prefeitura no dia 19 de maio. Na ocasião eram 4.940 casos notificados, 71 a menos que o boletim atual e 4.546 casos autóctones confirmados, enquanto nesta semana os dados apontaram 4.613 casos autóctones. Ou seja na última semana foram confirmados 67 novos casos de dengue, contraídos dentro do município.

Os casos advindos de outras localidades mantiveram-se em 62, enquanto os casos descartados subiram de 323 para 331. Na semana anterior nove pacientes aguardavam o resultado dos exames e agora são cinco os pacientes, que aguardam para saber se contraíram a doença ou não.

Fumacê

O fumacê, que é o veneno capaz de combater o mosquito Aedes Aegypti, começou a ser aplicado no município de Toledo no dia 02 de maio. A aplicação está sendo realizada por equipes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que passará com o veneno em todas as localidades da cidade.

Os carros do fumacê irão passar cinco vezes em cada localidade, cumprindo assim o protocolo de aplicação. No momento os veículos já passaram quatro vezes pelos seguintes bairros Jardim Europa; Jardim América; Santa Clara III; Santa Clara IV; Jardim Maracanã; Jardim da Mata; Vila Pioneira; Vila Paulista; Vila Operária; São Peregrino; Bandeirantes; Jardim Concórdia; Jardim Porto Alegre; Jardim Gisela; Panambi; Centro; Tancredo; Rossoni e Boa Esperança.

O 5º ciclo nos bairros referidos deve iniciar na próxima quinta-feira (28), e a partir da próxima semana outros bairros do município receberão o primeiro ciclo do fumacê. A aplicação total do fumacê deve levar pelo menos 45 dias, podendo se estender por conta das condições climáticas.

O diretor do setor de Endemias do município, Selídio Schimitt, ressalta que desde o início da aplicação do fumacê os índices de casos de dengue tem diminuído. “O fumacê tem ajudado muito para diminuir o número de casos de dengue em Toledo e os dados comprovam que os casos realmente estão diminuindo. No entanto é importante ressaltar que o veneno é capaz de eliminar os mosquitos que estão no ar, mas não tem o poder para acabar com as larvas. Então a colaboração de nossa população com a limpeza de seu terreno e residência e também o cuidado com o seu lixo são fundamentais para que os casos sejam estabilizados”, informou.

Óbitos

Além do número significativo de casos de dengue o município de Toledo ainda teve quatro óbitos em decorrência da doença. Os óbitos foram de duas mulheres de 80 e 43 anos e de dois homens, sendo um de 88 anos e outro de 96 anos.

Fonte: Toledo News

© Copyright 2023 Grupo Tarobá