Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Primeiro LIRAa do ano aponta risco médio para infestação da dengue em Arapongas

23/01/23 às 17:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas apresentou, nesta segunda-feira (23), o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O método simplificado, que mostra os indicadores que permitem conhecer a distribuição do vetor Aedes Aegypti no município, apresentou índice de 2,2%, o que representa risco médio de infestação. Os números são de 9 a 13 de janeiro.


No distrito do Campinho, o índice foi de 4,5% e em Aricanduva, 3,3% - considerados índices de alto risco de infestação. De acordo com o coordenador do Controle de Endemias, os números geram alerta. “ Isso nos gera uma atenção ainda maior. Este período climático, que mistura chuvas e dias abafados, facilita a proliferação do mosquito. Sempre digo que, se cada um tirar pelo menos 10 minutos semanais para a verificação dos quintais, e também dos ambientes internos, é possível eliminar os focos de água parada e, dificultar o surgimento do mosquito”, disse Pardini. 


Conforme a pasta, as equipes dos agentes de combate às endemias têm intensificado a atuação em todas as regiões. “ Temos 70 agentes. Cada agente é responsável por mil imóveis. Sendo assim, a cooperação de toda a população é fundamental para um resultado positivo”, acrescentou Pardini. Durante o LIRAa, Em Arapongas foram inspecionados 2.149 imóveis. Em Aricanduva, 184 e no Campinho 154.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


AÇÕES EDUCATIVAS


Com o retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino; previsto para o início de fevereiro, o Controle de Endemias também vai dar continuidade às atividades educativas; com ações de interação e conscientização juntos aos alunos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Além de prevenção e combate à dengue, a ideia é trabalhar também sobre reciclagem.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá