Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto da Unioeste entrega equipamentos para o Huop

02/06/20 às 15:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu mais de 100 face shields, que foram produzidas nas impressoras 3D do laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu, pelo projeto “Impressoras 3D vs Covid-19”. “Procuramos oportunizar uma resposta rápida para os materiais que estavam em falta no mercado”, diz o professor do curso de Ciência da Computação, Claudio Marquetto. Essa é a primeira entrega de face shield para o Huop. Além disso, foram entregues grampos para tubos de respiração, conhecidos como “clamp” e lâminas para videolaringoscópio. “Estes foram modelados no laboratório e tiveram alguns ajustes para melhorar a capacidade de uso. Essa é a versão final aprovada pelos médicos”, explica Marquetto.

Essa doação, de acordo com o diretor do Huop, Rafael Muniz de Oliveira, representa uma economia para o hospital. “O custo de se comprar pronto é muito maior, principalmente dos grampos e lâminas para videolaringoscópio, que são essenciais para o processo de intubação, deixando o profissional menos exposto a risco. Em razão disso, essa junção da universidade no combate à Covid-19 é extremamente importante e aproxima o hospital dos demais campi”, afirma.

É importante ressaltar que esse projeto conta com apoio do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Parque Tecnológico de Itaipu - PTI e empresários, que também auxiliaram na doação de matéria-prima e impressoras 3D. “Essa união é o que permitiu dar uma resposta mais rápida para garantir a segurança dos profissionais de saúde, para que tenhamos uma condição ainda maior de enfrentar essa pandemia”, finaliza Marquetto.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Já foram atendidas pelo projeto, as seguintes entidades:

HMPGL-Hospital Municipal Padre Germano Lauck

Banco de Leite Humano. Foz

UPA João Samek

UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa

UPA Porto Meira

Ministério da Saúde / Secretaria Especial de Saúde Indígena / DSEI LSul

Dentistas

SAMU-FOZ

SSPFI

Atenção básica

SIATE Foz

Diretoria de Receita da Secretaria Municipal da Fazenda da PMFI

Polícia Federal

SETI

SMED-Foz do Iguaçu

Secretaria de saúde de Itaipulândia

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá