A partir das 7h desta quarta-feira, o Pronto Atendimento do Jardim Leonor, na zona oeste de Londrina, deixa de ser uma unidade exclusiva para Covid-19 e gripe e retoma os atendimentos gerais de urgência e emergência.
O PA do Leonor passou a ser unidade exclusiva no final de janeiro, por conta da explosão de casos de covid-19 pela variante ômicron e da gripe H3N2.
Nos primeiros dias, a procura foi grande. Assim como em outros pontos que se tornaram referência para síndromes respiratórias.
Com a redução na demanda e a queda dos indicadores epidemiológicos da Covid-19, a Prefeitura de Londrina decidiu atualizar a rede de atendimento.
A partir do dia 7 de março, próxima segunda-feira, as unidades básicas de saúde do Parque Guanabara e Vila Ricardo também retornam aos atendimentos de atenção primária.
Só vão permanecer como unidades exclusivas as UBSs da Vila Casoni, entre a área central e a zona leste, Chefe Newton, na zona norte, e a UPA do Jardim Sabará, na região oeste.
A Secretaria de Saúde alertou que a decisão pode ser revertida futuramente, caso os números de covid-19 voltem a crescer. A preocupação é com esse período de Carnaval e os reflexos no aumento da doença que ele pode trazer.