Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Puerpério: os cuidados especiais com o pós-parto

12/11/19 às 15:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O nascimento de um bebê costuma trazer grande alegria para a família. Trata-se de um momento em que a atenção de todos volta-se para o bebê. Porém, é importante que a mãe também seja cuidada. Por ter passado por momentos intensos, emocionais e físicos, é necessário tomar alguns cuidados.

O período após o parto é chamado de puerpério e está ligado a diversas mudanças psicológicas e físicas na vida das mulheres. Isso porque, em um curto espaço de tempo, modificações importantes são sentidas, e podem contribuir para o sentimento de insegurança, medo e bem-estar.

Cuidados físicos com o pós-parto

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Já é bastante difundido entre homens e mulheres as mudanças que o corpo feminino pode sofrer após a gravidez. Para atenuar essas mudanças, muitas mulheres recorrem à cinta pós-parto, que ajuda na recuperação da firmeza no abdômen no processo em que a barriga volta a diminuir de tamanho.

É recomendado, entretanto, que haja algumas mudanças no dia a dia da até então gestante. No caso das mulheres que passaram por uma cesárea, é importante que o período de repouso seja respeitado e seguido à risca. Por ser uma cirurgia mais invasiva, o não cumprimento dos cuidados indicados pela equipe médica poderá resultar em mais dores e desconfortos.

Para a mulher que passa por um parto normal ou humanizado, a recuperação pode ser mais rápida, mas certos cuidados ainda são necessários. A prática de atividades físicas de intensidade leve, como pequenas caminhadas, pode ajudar na recuperação do corpo, além de aumentar a sensação de bem-estar.

Cuidados psicológicos durante o pós-parto

Seja por alguma situação de violência obstétrica durante o parto ou pelas mudanças rápidas que acontecem nesse período, as mulheres estão sujeitas à depressão pós-parto, ansiedade e outros transtornos que podem ser considerados relativamente comuns a esse momento da vida.

Por isso, é importante que ela seja assistida de perto por familiares e profissionais da saúde, principalmente se apresentar alguns sintomas de depressão. A tentativa de esconder ou lidar com isso sozinha pode gerar maior frustração e até mesmo agravar os casos depressivos.

Poder contar com uma pessoa para auxiliar no dia a dia logo após a gravidez, como o parceiro ou um profissional, pode diminuir a pressão que a mulher sente após o nascimento do filho. No entanto, isso não é o suficiente quando ela já está com depressão. Procure um psicólogo ou outro profissional devidamente habilitado para lidar com essa situação.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá