"Que a tua arte seja a cor da saúde" é a Mostra que abre nesta sexta

Redação Tarobá News
Ciência e saúde | Publicado em 05/09/2019 às 18:16

"Que a tua arte seja a cor da saúde" é a Mostra de Talentos que abre em Cascavel nesta sexta-feira (6) as atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para este Setembro Amarelo, período dedicado à intensificação dos cuidados com a Saúde Mental, em suas diversas abordagens, com enfoque na prevenção ao suicídio. A Mostra é realizada pela comunidade do Distrito de Sede Alvorada, na Unidade de Saúde da Família, e será realizada todas as sextas-feiras deste mês, das 8 às 17 horas.

Serão apresentados trabalhos artesanais como esculturas, culinária, bordado, pintura, crochê, tricô, arte em palha, bolsas feitas a partir de lacres metálicos, jardinagem, entre outros, fruto de atividades ocupacionais e de lazer realizadas em momentos terapêuticos que exigem concentração, foco e disposição, que são aliados no combate à tensão, estresse e depressão. A USF não fecha no horário do almoço.

Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio

Também como parte da programação do Setembro Amarelo, na próxima terça, dia 10, a Saúde fará mobilização no Centro da cidade objetivando chamar a atenção da sociedade para a temática, em alusão ao Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. A atividade começa às 9 horas, na Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. No local serão oferecidas várias Práticas Alternativas, importantes para os cuidados com a saúde.

Formação permanente

A Secretaria de Saúde também vem desenvolvendo, ao longo deste ano, de forma sistemática, encontros mensais de formação, com temas relacionados ao suicídio, e intensificou a oferta durante este mês de setembro com três encontros, contando com a participação de profissionais da Rede Intersetorial. Foi realizado um encontro dia 3 e mais dois estão programados: dia 11/09, às 8 horas e dia 19/09, às 13 horas, no Auditório da Sesau.

Suicídio - falar é a melhor solução

O mês de setembro, denominado como Setembro Amarelo, foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. Dados do Ministério da Saúde revelam que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida, ou seja,  32 pessoas se suicidam diariamente no Brasil.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, no mundo mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, foram registrados 11.821 casos em 2012. O sofrimento de perder alguém desta maneira impacta, geralmente, de seis a dez outras pessoas, sendo familiares e amigos. O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não vêem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Os quatro D, de quem pensa em tirar a própria vida

São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com "D": depressão, desesperança, desamparo e desespero. Entre os fatores de risco associados com o suicídio, estão os transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego, migrantes; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estatísticas mostram que existe prevenção em mais de 90% dos casos, mas é necessário motivar a pessoa buscar ajuda e a atenção de quem está à sua volta.

A Atenção Primária em Saúde, que é a porta de entrada para os beneficiários do SUS, tem papel importante de oferecer a escuta e orientar pacientes e os familiares sobre a importância em ficarem atentos aos comportamentos de alerta e sinais de quem tem ideias suicidas e, quando necessário, encaminhar para um serviço especializado.



Relacionados

Curitiba | 13-09-2019 19:22

Evento discute ações judiciais para remédios não distribuídos pelo SUS

Evento discute ações judiciais para remédios não distribuídos pelo SUS

Curitiba | 13-09-2019 09:51

Paraná isenta ICMS de medicamento de alto custo

Paraná isenta ICMS de medicamento de alto custo

Londrina | 13-09-2019 08:32

Dengue avança e Londrina registra mais 38 casos em uma semana

Dengue avança e Londrina registra mais 38 casos em uma semana

Toledo | 12-09-2019 20:36

Pombos do Parque Ecológico estão contaminados com parasitas causando risco à saúde humana

Pombos do Parque Ecológico estão contaminados com parasitas causando risco à saúde humana

PUBLICIDADE