Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Reforma do CAPS III acontece em 2022; Saúde enfrenta falta de psiquiatras

27/01/22 às 21:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As más condições do prédio do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial), na zona norte de Londrina, são um problema antigo e a última reforma foi realizada há dez anos. A situação foi denunciada por um usuário, que enviou à reportagem fotos apresentando as infiltrações, fios de energia expostos e portas sem maçaneta. A prefeitura vistoriou o local na última quarta-feira (26) e reconheceu o problema estrutural e também da falta de médicos.

Uma equipe terceirizada deve realizar a manutenção do banheiro e pequenos reparos no prédio na próxima semana. “Todas as questões já estão sendo vistas pela Secretaria de Saúde e nós temos um contrato com uma empresa de manutenção, é que faz a manutenção dos prédios da Saúde, da Educação, da prefeitura, e é possível dar uma ordem de serviço e rapidamente fazer esse conserto”, disse o secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.

A Secretaria Municipal de Planejamento autorizou a elaboração do projeto para a reforma do local e a previsão é de que a abertura da licitação para obra seja realizada no início do próximo semestre.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A unidade atende pessoas com sofrimento psíquico há mais de vinte anos e oferece leitos de acolhimento noturno e de curta permanência. É a única com atendimento 24 horas em Londrina e, por conta disso, deve ter prioridade entre as obras que serão executadas pelo município em 2022. “Vamos colocar como um dos prioritários e os recursos necessários nós vamos liberar”, disse Canhada.

Outro problema apontado pelos usuários é a demora para receber atendimento, mesmo com consulta marcada, além da falta de médicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o problema é a escassez de profissionais da área da psiquiatria. No último concurso, 14 foram chamados, apenas três assumiram as vagas e somente um permaneceu trabalhando no município. A secretaria está estudando novas alternativas para trazer mais profissionais.

“Poucos profissionais se formam e ao passo que se formam quase nenhum opta em atuar no serviço público. Nesse sentido, nós temos dificuldade, já fizemos várias tentativas e estamos estudando outras alternativas”, garantiu o secretário de Saúde, Felippe Machado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá