Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sábado da Saúde do Homem Trabalhador reúne serviços diversos em UBSs

23/11/22 às 15:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina realiza, neste fim de semana, dia 26, o Sábado da Saúde do Homem Trabalhador, que visa prestar serviços de saúde para a população masculina trabalhadora. A ação faz parte da campanha internacional Novembro Azul, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como de incentivo ao cuidado à saúde em geral do homem.


Neste dia, nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão as portas, das 8h às 14h: Padovani, João Paz e Aquiles (região norte); Itapoã e Ouro Branco (sul); Armindo Guazzi e Ernani Moura Lima (leste); e Santiago e Santa Rita (oeste). Serão ofertadas consulta médica; testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); coleta de escarro de sintomáticos respiratórios para tuberculose; coleta de exames laboratoriais; atualização de vacinas; e abordagem breve dos usuários tabagistas.


As UBSs ainda têm vagas para os homens que possuem interesse em serem atendidos neste dia. Para isso, é necessário agendar um horário para o atendimento, via telefone, na unidade de interesse. As UBSs também divulgaram ação no território para empresas, indústrias e comércio, a fim de atender o homem trabalhador que durante a semana não consegue ir até uma unidade.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que é fundamental que os homens façam acompanhamento preventivo de saúde, bem como adotem hábitos saudáveis para ter mais qualidade de vida. “Os homens costumam dar menos atenção à saúde, vão menos em consultas médicas, por isso é fundamental conscientizar este público sobre a importância dos cuidados para que eles tenham uma vida mais saudável e um envelhecimento com qualidade de vida”, ressaltou.


Um dos focos da campanha Novembro Azul é a conscientização e prevenção do câncer de próstata. A coordenadora de Saúde do Adulto da SMS, Juliana Marques, esclareceu que a Diretoria de Atenção Primária (DAP) recomenda que homens a partir de 50 anos passem por uma avaliação individualizada e subsequente solicitação do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) ou toque retal. Além disso, homens da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar a realizar avaliação aos 45 anos e todos os homens devem ser orientados quanto aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de próstata e importância de procurar um serviço de saúde na presença deles.


Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Sua principal função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Já o câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, podendo ser benigno ou maligno. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, muitos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas mais comuns são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá