Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Samu de Foz do Iguaçu recebe duas novas motolâncias para agilizar atendimentos

31/03/21 às 09:18 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Foz do Iguaçu recebeu, nesta terça-feira (30), duas novas motocicletas que irão realizar os atendimentos de emergência de maneira mais ágil pela cidade. Elas estavam no efetivo da Secretaria de Segurança Pública e serão transferidas para o patrimônio da Secretaria de Saúde.

“As duas motos estavam conosco, mas não havia um uso frequente. Fizemos essa análise e destinamos o equipamento para o Samu, a fim compor o efetivo e contribuir com os atendimentos”, conta Reginaldo Silva, secretário municipal de Segurança Pública. .

O Samu já possui outras duas motolâncias na frota. De acordo com Ana Paula Campelo, coordenadora-geral do Samu, o objetivo é deixar o efetivo com três motos ativas e uma em regime de reserva. Novos socorristas serão treinados para fazer esse atendimento específico.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“As motolâncias podem realizar um atendimento muito mais rápido ao chegar e já verificar a situação de gravidade, enquanto as unidades móveis não chegam ao local. Para uma cidade igual a Foz, elas são essenciais e vão nos ajudar muito”, relatou a coordenadora.


Equipamentos do Samu

Além das motolâncias, o Samu possui ainda outras duas Unidades de Suporte Avançado, equipada com respirador pulmonar, monitor cardíaco, cardioversor/desfibrilador, bomba de infusão, cápsula de transferência, incubadora de transporte, tripulada por um médico, enfermeiro e socorrista.

Mais cinco Unidades de Suporte Básico, com rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil, composta por um técnico de enfermagem e motorista-socorrista.

Durante a pandemia, para a realização dos atendimentos relacionados à crise respiratória, foi implantada uma Unidade Intermediária de Atendimento, que atua em apoio à Unidade de Suporte Avançado, equipada como UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel, com respirador pulmonar, bomba de infusão, incubadora de transporte e outros materiais essenciais para a prestação do serviço de emergência.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá