Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde alerta sobre prevenção de infecções hospitalares

17/07/18 às 09:50 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde debateu em videoconferência, nesta segunda-feira (16), estratégias de prevenção contra infecções e resistência microbiana em hospitais. Participaram do evento profissionais de conselhos de classe, hospitais da rede Mãe Paranaense e das 22 Regionais de Saúde.

O encontro contou ainda com 100 profissionais e representantes do Conselho Regional Medicina, Sociedade Paranaense de Pediatria, Sociedade Paranaense de Infectologia, Conselho Regional de Farmácia, Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, secretarias municipais de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem, Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar e Regionais de Saúde do Paraná.

O diretor-geral da secretaria, Sezifredo Paz, falou sobre o desafio das instituições e da secretaria estadual para o combate e prevenção das infecções hospitalares, seguindo as orientações e alertas da Organização Mundial de Saúde. O diretor também ressaltou que a resistência microbiana progride em ritmo proporcional ao conhecimento tecnocientífico.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Sezifredo acrescentou que, com a reunião, a secretaria posiciona-se estrategicamente para enfrentar as infecções hospitalares. “Estamos buscando medidas efetivas para o enfrentamento, não apenas para os contágios em hospitais, mas infecções e agravos que possam ocorrer em qualquer local. Além disso, essas ações vão auxiliar substancialmente na redução da mortalidade materno – infantil”, disse o diretor.

A representante da Sociedade Paranaense de Infectologia, Heloísa Giambeardini, disse que é muito importante este olhar para as questões dos óbitos, principalmente dentro da maternidade. “Temos o recém-nascido como o termômetro interno das infecções no hospital. Discutir ações que melhoram a saúde e qualidade de vida na neonatologia é falar em avanço nas outras áreas médicas”, afirmou.

NÚMEROS - De acordo com números do Sistema Online de Infecção Hospitalar (Sonih), em 2017, a cada mil pacientes/dia internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) Neonatais no Paraná, 12 contraíram alguma infecção hospitalar nos 378 hospitais que notificaram no Sistema.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, estabelece a importância de fortalecer a atenção à saúde dos recém-nascidos e controle das infecções. “Juntos vamos diminuir estes índices e atingir a meta em prol da vida. Este é apenas um alerta epidemiológico, mas o objetivo maior é o controle de infecção hospitalar, sem deixar de entender que a linha do cuidado é iniciada na atenção primária, mas contínua durante todas as etapas do atendimento”, disse.

A médica da Associação Paranaense de Controle e Infecção Hospitalar, Viviane Carvalho, orienta que para fazer o controle adequado contra as infecções hospitalares é necessário seguir cinco pilares: a higienização correta das mãos, instauração dos protocolos de prevenção, profilaxia do ambiente, materiais e equipamentos, uso racional dos antimicrobianos e gestão integrada.

Viviane diz que o esforço em conjunto é o que faz a diferença. Segundo ela, todos devem estar atentos e fazendo a sua parte. “A equipe precisa trabalhar unânime e com mesmo foco, a instituição deve dar o apoio necessário e o Estado também deve contribuir nas ações”, afirmou. “Estamos muito agradecidos por fazer parte deste trabalho e colaborar trocando experiências e conhecimentos, porque é assim que combatemos as infecções, conhecendo contra o que estamos lidando”, acrescentou.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá