Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde e Defensoria buscam menor tempo de ações judiciais

06/09/19 às 17:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, e o defensor público geral do Paraná, Eduardo Abraão, participaram nesta sexta-feira (6) de reunião para discutir um acordo com o objetivo de otimizar a demanda de medicamentos e insumos na área da saúde.

A busca por processos mais eficientes é permanente na Secretaria da Saúde do Paraná, como em todo o Governo do Estado, lembrou o secretário. Segundo ele, a transparência é outra condição que está sendo implementada da secretaria. “Existem experiências exitosas em diversos estados em relação à redução da judicialização. Queremos que o Paraná seja um estado que respeita mais a população. Para isso, precisamos seguir na legalidade e transparência, com todos os pareceres necessários e buscando a eficiência para o cidadão que precisa de um medicamento, de um tratamento especializado não ofertado”.

A demanda de processos é grande na área da saúde. A maior parte, praticamente 80% das ações é demanda por medicamentos. Além disso, outros insumos também têm bastante procura, principalmente por internações, órteses, próteses e materiais especiais.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“São muitas pessoas que nos procuram diariamente e isso acaba gerando um grande volume de judicialização, ou seja, um grande número de processos”, disse Eduardo Abraão. “Buscamos com a Secretaria uma tratativa para um acordo de cooperação, pela via extrajudicial, chegando a uma resposta que fique boa para a pessoa e que busque reduzir impactos de gastos com os medicamentos do Estado”, afirmou o defensor.

Beto Preto comentou que a população merece todo o respeito do Estado em relação aos procedimentos e medicamentos que não fazem parte da cesta já atendida pela saúde pública. “O paranaense tem que ser atendido e nós queremos dar atendimento. Sabemos que quem vai à justiça para solicitar o procedimento, insumo ou medicamento já está numa situação sensível e frágil e a nossa vontade é viabilizar o processo de forma transparente e ágil.”

A partir dessa tratativa inicial, a indicação é que se reduza o tempo entre a solicitação dos pacientes e a entrega do insumo ou medicamento. As próximas etapas para o termo de cooperação acontecerão nos próximos meses. Também participou desse primeiro encontro o assessor especial do gabinete da Secretaria da Saúde, médico Cesar Neves.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá