Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde faz chamamento para vacina contra sarampo

17/04/18 às 08:36 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana alerta a população a manter em dia o calendário da vacina contra o sarampo. Depois de ficar erradicada no Brasil por muitos anos, a preocupação com doença nos últimos meses é um consenso entre as autoridades de saúde municipal, estadual e federal.

O mesmo documento a SESA faz uma atualização dos casos de sarampo no Brasil até 26 de março passado. Em Roraima chegou a 40 casos confirmados (29 em Boa Vista e 11 em Pacaraima). São dois óbitos de crianças venezuelanas. E, Manaus são 4 casos confirmados na faixa etária de 4 meses a 22 anos.

Na Europa, os países mais afetados são Romênia, Itália e Ucrânia, onde houve grande queda da vacinação nos últimos anos. Na cidade do Porto, em Portugal, em 3 semanas de surto, que ocorre nos profissionais de saúde de um hospital, chegou a 70 casos, na faixa etária de 20 a 39 anos, a grande maioria sem vacina.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a vacina Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo, deve ser tomada aos 12 meses de vida e um reforço aos 15 meses. No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos também buscar a proteção contra o sarampo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá