Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde intensifica vacina contra febre amarela

11/01/18 às 07:36 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), seguindo orientação da Secretária de Estado da Saúde (SESA), vai intensificar a vacinação contra a febre amarela no município. Trata-se de uma medida preventiva diante do aumento de número de casos da doença no estado vizinho de São Paulo, com a confirmação mortes em vários municípios.

“Para atender o aumento da demanda pela imunização, o setor de epidemiologia da Autarquia de Saúde reforçou na manhã de hoje o estoque da vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Nosso objetivo é atender cada apucaranense que vá busca essa importante forma de prevenção. A Saúde de Apucarana está fazendo o dever de casa também nesta questão da febre amarela”, afirma o prefeito Beto Preto.

Conforme recomendação do Ministério da Saúde pode tomar a vacina contra a febre amarela crianças a partir de 9 meses e adultos de até 59 anos. No caso dos idosos com 60 anos ou mais, é preciso avaliação médica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Todas as nossas 22 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação estão com a vacina da febre amarela para atender a população de Apucarana. A dose é única garantindo proteção para o resto da vida. Estamos fazendo um chamamento aos apucaranenses para que não deixem de tomar a vacina. Essa doença pode chegar a nossa região e a prevenção é um cuidado básico a saúde de cada um”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Kaneta observa que quem recebeu uma ou mais doses da vacina em qualquer fase da vida já está imunizado. “Em caso de dúvida, a pessoa deve apresentar a carteira de vacinação na UBS, onde o profissional de saúde vai verificar o esquema vacinal”, orienta.

A vacina contra febre amarela está disponível entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos.

Transmissão

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes.

Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano.

“Além da dengue, zika e chikungunya, a população tem mais uma razão para reforçar as medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti a, mantendo seus quintais livres de ambientes propícios a criação desde mosquito que tantas doenças podem transmitir as pessoas”, alerta o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

Não podem tomar a vacina:

Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.

Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.

Pessoas com alergia a ovos ou derivados.

Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.

Transplantados.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá