Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde promove capacitação sobre febre amarela

20/02/19 às 17:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria da Saúde promoveu nesta quarta-feira (20) uma reunião para sensibilização dos municípios da 3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa) quanto ao risco de transmissão da febre amarela. O alerta se dá pela proximidade com o Estado de São Paulo e com municípios paranaenses que já têm casos confirmados da doença.

Apesar de já ser área com recomendação de vacinação há vários anos, a Secretaria da Saúde reafirma a importância da busca a não vacinados, principalmente em áreas rurais e comunidades afastadas da 3ª Regional. A equipe reforça também a necessidade de notificar a ocorrência de morte de macacos (epizootias), que é um sinalizador para circulação do vírus.

ESTRATÉGIAS - Nesta quinta-feira (20), a febre amarela será tema de outro encontro que vai discutir as estratégias e o alinhamento de combate à doença. A reunião acontece em Curitiba, com participação dos três Estados do Sul do Brasil, mais São Paulo, onde a febre amarela já fez dezenas de vítimas, do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

As 1ª e 2ª Regionais de Saúde (Litoral e Região Metropolitana de Curitiba) também estão na rota de entrada do vírus no Paraná, que chegou pelo Vale do Ribeira, vindo do vizinho Estado de São Paulo. Justamente nestas regiões a recomendação de vacina só se deu recentemente, por causa da não-ocorrência de febre amarela.

O Paraná tem quatro casos da doença – um em Antonina, dois em Adrianópolis e um em Campina Grande do Sul. Nenhum dos doentes tinha sido vacinado. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do Estado. Deve se vacinar quem tem entre 9 meses e 59 anos e nunca tomou uma dose.

A Secretaria da Saúde garantiu a distribuição de vacina para todas as 22 Regionais de Saúde, que repassaram as doses para os 399 municípios do Paraná.

Os sintomas iniciais da doença são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. Como estes sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças, como leptospirose, gripe ou dengue, é importante procurar atendimento médico.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá