Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde vai usar equipamentos para contar mosquitos da dengue em Londrina

20/02/20 às 12:04 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina recebeu dois equipamentos que vão ajudar a contar os mosquitos Aedes Aegypt na cidade. As contadoras foram instaladas nesta quinta-feira (20) no Jardim Santa Fé, zona leste e no Conjunto União da Vitória, zona sul da cidade. Esses são os mesmo bairros em que foram colocadas as armadilhas dispersoras de inseticida, nesta semana.

O objetivo, segundo a diretora de Vigilância e Saúde Sônia Fernandes, é ajudar o município a saber se as armadilhas estão funcionando no combate ao mosquito. Elas atraem e aspiram o Aedes Aegypt, que ficam presos numa espécie de duto. Assim, as máquinas fazem a contagem dos que ficam retidos. “O equipamento consegue diferenciar, inclusive, o que é Aedes Aegypt e o que é mosquito comum”, aponta Sônia Fernandes.

Os locais de instalação não foram informados por questão de segurança. As contadoras ficam em teste por vinte dias nos locais escolhidos. Depois disso, uma será transferida para a Vila Brasil, e permanece por mais vinte dias. Haverá esse rodízio.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A grande preocupação de Sônia Fernandes é que o município não chegou ao pico do número de casos confirmados de dengue, porque os focos permanecem em grande número das casas das pessoas. “Eles continham sendo achados dentro das casas, infelizmente essa é uma situação que ainda tende a se agravar. Nas próximas duas semanas os números podem piorar.

A dengue não procura classe social específica, pode atingir qualquer pessoa. Então precisamos da ajuda de todos. Precisamos que todos liberem a entrada dos agentes de endemias”, conclui.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá