Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Saúde conscientiza sobre da prevenção da cegueira

15/04/19 às 19:03 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta segunda-feira (15) evento de atualização para servidores de todas as suas regionais sobre prevenção da cegueira. Abril é considerado como o mês da conscientização da população sobre a prevenção das doenças que atingem a visão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 60% dos casos de cegueira são evitáveis. No Brasil, significa que hoje quase 700 mil brasileiros ainda poderiam enxerga. São doenças que na maioria das vezes caminham lentamente e por isso a importância da prevenção.

“Precisamos falar sobre cuidados e prevenção e o Abril Marrom tem esse caráter”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. Ele lembrou que a lei estadual que estabelece o Abril Marrom estimulou a discussão do tema e envolveu a Secretaria da Saúde e também os municípios. “Prevenir a cegueira é garantir qualidade de vida para a população. Nesta gestão, vamos trabalhar muito esses temas”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

ENCONTRO - A lei que estabelece o Abril Marrom no Paraná é a número 19.097/2017. O evento desta segunda-feira, no auditório da Secretaria, foi transmitido por videoconferência para as 22 Regionais de Saúde e teve o objetivo de alertar e orientar os profissionais que atuam junto à rede. A Secretaria realiza o rastreamento e diagnóstico precoce de agravos que podem levar à cegueira com a garantia do Teste do Olhinho ainda nas maternidades.

Trata-se de uma ferramenta que pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito, que identificados precocemente pode possibilitar tratamento e desenvolvimento normal da visão.

“O alerta da Secretaria da Saúde é para que todos os profissionais fiquem atentos. No ano passado dos 106 mil bebês nascidos no Estado, 70 mil passaram pelo teste”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Mas isso significa que mais de 30 mil recém-nascidos não tiveram o exame. Não podemos repetir este índice, nosso objetivo é a detecção precoce em todos evitando a cegueira”, afirmou.

TESTE - A palestra no encontro foi ministrada pela oftalmologista e docente da Universidade Federal do Paraná, Ana Tereza Moreira, que destacou detalhes sobre o Teste do Olhinho, que está regulamentado por lei no Paraná desde 2004. “É um exame simples, rápido e indolor e deve ser realizado pelo pediatra da instituição hospitalar ou maternidade logo após o nascimento do bebê. Caso seja detectada alguma alteração de reflexo na visão, o bebê deve ser encaminhado para oftalmologista e cirurgia”, informou.

Segundo a médica, a cirurgia realizada até o terceiro mês e o acompanhamento oftalmológico durante a infância pode corrigir os problemas de visão. “É uma conduta de urgência que pode prevenir a cegueira e esta é a orientação mais importante para todos os profissionais envolvidos”, afirmou Ana Tereza.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá