Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria da Saúde libera primeiro boletim sobre febre amarela

01/02/19 às 11:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria da Saúde emitiu nesta sexta-feira (01) o primeiro boletim sobre a situação da febre amarela no Paraná. Também enviou a todas as Regionais de Saúde do Estado o Alerta Epidemiológico 01/2019- Febre Amarela, para “assegurar resposta oportuna e eficaz para o enfrentamento da doença”. 

Desde julho do ano passado até o final de janeiro deste ano, foram notificados 30 casos suspeitos da doença, mas apenas um foi confirmado como febre amarela; nove ainda estão sob investigação e os demais foram descartados. O caso confirmado é de Antonina, no Litoral, mas o local provável de infecção do vírus deve ser Guaraqueçaba, para onde o rapaz infectado havia viajado. Ele está internado em Paranaguá e deve ter alta ainda nesta sexta-feira.

SINTOMAS - De acordo com o Alerta, os sintomas iniciais da febre amarela são febre alta de início súbito, associada a dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O boletim destaca que o problema é que esses sintomas se confundem com outras doenças como leptospirose, gripe ou dengue. Esse é um dos motivos para que a população, em primeiro lugar, tome a vacina – disponível em todo Paraná – e, depois, procure atendimento médico aos primeiros sintomas para receber os cuidados necessários.

A febre amarela pode ter evolução rápida. Em cerca de 10% dos casos apresenta formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.


Fonte: AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá