Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de saúde começa vistoria em 25 mil imóveis da região Leste

04/02/19 às 11:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, na manhã desta segunda-feira (4), um trabalho de vistoria que irá percorrer cerca de 25 mil imóveis da região Leste, com objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a comunidade sobre o combate ao vetor, transmissor da dengue e outras doenças. Esta é a primeira ação do Plano Emergencial de Enfrentamento e Contingência da Dengue, divulgado na quinta-feira (31).

Mais de 130 agentes de Endemias estão envolvidos na atividade, iniciada às 8 horas, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Armindo Guazzi, e que será realizada durante toda a semana. Nos próximos dias também está prevista a aplicação do inseticida Bendiocard por veículos de fumacê. Os carros serão enviados a Londrina pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA). A aplicação do veneno será feita em toda a cidade e deve ocorrer no início da manhã, retornando no final da tarde até o anoitecer.

O secretário municipal da pasta, Felippe Machado, explicou que o Plano começou na região Leste, porque foi a localidade que registrou a circulação do sorotipo 2 da doença, que é o mais grave, podendo acarretar complicações e até causar morte. “Nosso objetivo, com esta e outras ações que iremos realizar, é atravessar o verão sem uma epidemia, pois tivemos a confirmação de diversos casos da doença este ano e o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que 7,9% dos imóveis possuem focos do mosquito, caracterizando risco para uma epidemia de dengue”, ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Somente nas cinco primeiras semanas de 2019, das 401 notificações de casos suspeitos de dengue, 21 foram confirmadas, o que corresponde a 50% do total de casos positivos de 2018. Destas, 17 são de moradores da região sul. “Semanalmente vamos fazer avaliação da situação epidemiológica do município e direcionar as ações de enfrentamento, de acordo com o que este balanço semanal nos apresentar”, explicou o secretário Machado.

Orientações - Cerca de 80% dos focos encontrados no 1º LIRAa de 2019 foram encontrado em depósitos móveis, como pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros, e também no lixo, com focos do Aedes em recipientes plásticos, garrafas e latas. Por isso, a orientação é para que a população vistorie, suas casas e quintais, pelo menos duas vezes por semana, observando os lugares que podem acumular água, como recipientes, ralos, calhas, pneus, entre outros. Os possíveis focos encontrados devem ser eliminados.

Com relação a aplicação do inseticida Bendiocard pelos veículos de fumacê, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que população abra as portas e janelas, durante o período em que o veneno estiver sendo aplicado. Também é importante cobrir gaiolas de pássaros e aquários, bem como recolher e armazenar o recipiente de ração e bebedouros de animais e lavá-los após a aplicação do inseticida. O mesmo deve ser feito com os alimentos, que devem ser cobertos ou mantidos em locais fechados.

Sintomas da doença - Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição. Havendo suspeita da doença, é preciso procurar assistência médica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A automedicação não é indicada nos casos de suspeita de dengue, pois pode levar a complicações graves.

(Fonte: N.Com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá