Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretaria de saúde começa vistoria em 27 mil imóveis da Zona Sul

11/02/19 às 09:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em busca de frear o aumento do número de casos de dengue, a Secretaria de Saúde Londrina começou as vistorias na Zona Sul. Até sexta-feira, os agentes de endemias devem visitar cerca de 27 mil imóveis da região. O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a comunidade sobre o combate ao vetor.

O trabalho acontece após a divulgação dos último boletim da dengue em Londrina. Apenas na zona sul foram confirmados 39 dos 44 casos da doença na cidade. “A região é a que mais nos preocupa, pelo alto índice de casos. Se não fizermos o controle do mosquito com urgência, mais gente pode ficar doente”, afirma o secretário de saúde Felippe Machado.

Os agentes vão fazer a vistoria de rotina em todos os imóveis, verificando cada canto em busca de possíveis focos do mosquito transmissor.  Nesta terça-feira (12), eles devem contar com apoio dos 10 caminhões do fumacê que foram cedidos pelo Governo do Estado. O objetivo é matar o mosquito já na fase adulta. O inseticida começa a ser aplicado nos bairros à partir das 6h e pela manhã percorre as ruas até as 10h. No período da tarde ele retorna das 17h até às 23h, caso necessário. “A orientação é que os moradores deixem janelas e portas abertas para que o veneno entre nos domicílio. Aqueles que tiverem pássaros e aquários devem cobrir com pano úmido ou molhado. Já a recomendação para quem tem cães e gatos é recolher pratos de comida e bebedouros dos animais e lavá-los após a aplicação do inseticida”, orienta o secretário. 

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Como muitas vezes as agentes de endemias tem dificuldade de entrar nas casas, o secretário decidiu acompanhar de perto as ações na tentativa de orientar e tentar conscientizar do risco iminente e grave de uma possível epidemia de dengue. Para chegar a essa situação seria necessária a confirmação de 300 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, ao menos 1200 em Londrina. “Se olharmos os números de forma fria e simples, estamos longe.  Mas como as notificações têm aumentado semana a semana, consequentemente, aumentam casos positivos e isso acende um sinal de alerta”, completa Machado. Em Londrina, atualmente, são 44 casos confirmados e 551 notificações, sendo que 2 são de do sorotipo 2 da dengue, mais agressivo.

Orientações - Cerca de 80% dos focos encontrados no 1º LIRAa de 2019 foram encontrado em depósitos móveis, como pratos e frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros, e também no lixo, com focos do Aedes em recipientes plásticos, garrafas e latas. Por isso, a orientação é para que a população vistorie, suas casas e quintais, pelo menos duas vezes por semana, observando os lugares que podem acumular água, como recipientes, ralos, calhas, pneus, entre outros. Os possíveis focos encontrados devem ser eliminados.

Sintomas da doença - Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição. Havendo suspeita da doença, é preciso procurar assistência médica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A automedicação não é indicada nos casos de suspeita de dengue, pois pode levar a complicações graves.

(Reportagem: Ticianna Mujalli) 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá