Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Secretário de Saúde diz que superlotação em unidades é causada por grande demanda

22/03/23 às 13:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, disse que a superlotação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI), registrada na terça-feira (21), foi por conta de uma demanda aproximadamente 50% maior do que a habitual. Segundo ele, as escalas de plantão estavam completas.


“A grande maioria das crianças foi atendida com sintomas respiratórios. Muitas chegam graves e necessitam ficar de recuperação e isso requer um trabalho mais complexo das nossas equipes. Isso também dificulta o atendimento aos casos mais simples, mas de qualquer forma, estamos garantindo o atendimento de todas as crianças”, disse Machado.


Machado afirmou que havia oito médicos no PAI, número de profissionais considerado acima daquele disponibilzado por muitas cidades, porém a unidade que atende cerca de 250 pacientes por dia, nesta semana está atendendo 500.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“Temos uma divisão de atendimentos no PAI. Lá funciona como um mini hospital. Temos 16 leitos de observação e esses oito médicos ficam divididos entre atendimentos prioritários, sala de emergência, enfermaria e fichas verdes, que são os casos de menor gravidade. Reforçamos as escalas médicas e de enfermagem, mas em determinados momentos, o tempo de espera para os casos de menor complexidade acaba saindo um pouco do que preconizamos”, falou.


Em relação aos atendimentos adultos nas UPAs, Machado informou que a maioria dos casos são por sintomas de dengue. Nessas unidades, o número de consultas está 40% maior.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá