Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Segunda fase de pesquisa de testes de Covid-19 em domicílio começa nesta quinta

04/06/20 às 12:00 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

A segunda fase da pesquisa para detectar casos da Covid-19 em Londrina começa nesta quinta-feira (04). Os testes também serão realizados na cidade nesta sexta-feira (05) e sábado (06).  Ao todo, a estimativa é aplicar 250 testes rápidos em moradores de todas as regiões.

A pesquisa é parte de um estudo que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e aplicado pelo IBOPE Inteligência para levantar o número de casos de novo Coronavírus na população brasileira, incluindo os assintomáticos, ou seja, pessoas que não têm sintomas.

A pesquisa é aplicada em outras cinco cidades no Paraná e em 133 municípios brasileiros.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Primeira Fase
A primeira etapa do estudo da Universidade Federal de Pelotas apontou que nenhum teste aplicado em Londrina deu positivo. Ao todo, 244 pessoas participaram. O final da primeira etapa foi divulgado no dia 25 de maio. As coletas foram realizada entre os dias 14 e 21 de maio em todas as regiões da cidade.

Chegou-se a cogitar que a pesquisa pudesse ser um golpe aplicado na cidade, com pessoas que bateriam na porta das casas dizendo que fariam coleta de sangue para o coronavírus.

Mas depois foi esclarecido que a pesquisa foi encomendada pelo Ministério da Saúde. O secretário de Saúde, Felippe Machado, se manifestou já que não tinha sido comunicado sobre o estudo para poder informar a população com antecedência e, assim, afastar o medo de um possível golpe.

Como são feitas as visitas
Segundo a Universidade Federal de Pelotas, os profissionais que fazem parte da pesquisa receberam treinamento para aplicação dos testes. Na hora da testagem, eles devem estar identificados e usando equipamentos de segurança. Eles também receberam orientações necessárias para tomar todos os cuidados para segurança da saúde dos testados e deles mesmo.

As casas que receberão as visitas dos pesquisadores são selecionadas seguindo critérios estatísticos. É um sorteio que define o morador da casa que vai participar do estudo. Ele responde um questionário e na sequência é aplicado o teste rápido para o coronavírus.

LEIA MAIS

© Copyright 2023 Grupo Tarobá