Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

“Sempre estivemos na vanguarda de cobrança por vacina", diz Beto Preto

07/01/23 às 13:47 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Londrina enfrenta falta de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, não foi realizada a compra de mais imunizantes pelo último Governo Federal.


“O fato é que o Ministério da Saúde não comprou mais doses para crianças de 5 a 11 anos e nova gestão garantiu que deve conseguir mais doses para nós. Chegando no Paraná, vamos enviar aos municípios. E a Pfizer a Baby, que agora passou até quatro anos, foi comprada um número muito pequeno de doses. Nós precisamos muito mais”, explicou Beto Preto.


Na última sexta-feira (6),  a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, confirmou que o ministério está em tratativas com o laboratório fabricante para sanar o desabastecimento de vacinas pediátricas contra a Covid-19. A prioridade da pasta, segundo ela, é normalizar o fluxo de distribuição e aumentar as coberturas vacinais.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024


“Recebemos o ministério com desabastecimento de vacinas infantis. Entramos em contato com a Pfizer e vamos resolver o problema da entrega até o fim de janeiro”, disse Maciel.


Dados do ministério mostram que há cerca de 3,2 milhões de doses para crianças de 6 meses a 4 anos pendentes de entrega. Quanto ao público de 5 a 11 anos, há previsão de pouco mais de 4 milhões de doses pendentes e que também terão prazo de entrega renegociado. O fornecimento para público acima de 12 anos está em dia.


Segundo Beto Preto, o Paraná nunca mediu esforços para a vacinação no Estado. “Sempre estivemos na vanguarda das cobranças ao Ministério da Saúde ao longo dos últimos anos. Nós começamos a vacinar as gestantes no Paraná, contra a Covid, um mês antes de entrar no Plano Nacional de Imunização. Em novembro do ano passado, autorizamos quem tivesse 18 anos ou mais que quem quisesse procurar a segunda dose, pudessem procurar. Precisamos manter todos vacinados”, disse.


Com informações de Agência Brasil.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá