Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Saúde: serviço que atende pessoas em situação de rua passa a funcionar no período da tarde

29/06/22 às 16:02 - Escrito por Redação Tarobá News

O Consultório de Rua, serviço da Secretaria de Saúde de Londrina, que presta atendimentos em saúde às pessoas em situação de rua, ampliou o atendimento. Além de contar com mais um médico na equipe, no período da manhã, o serviço passa a ser prestado também no período da tarde. Agora, o atendimento ocorre das 7h às 13h (equipe da manhã) e das 13h às 19h (equipe da tarde).


A nova equipe conta com uma enfermeira, uma assistente social, uma psicóloga e uma técnica de enfermagem. Ao todo, o Consultório de Rua possui, em seu quadro de colaboradores, duas enfermeiras, quatro técnicas de enfermagem, uma educadora social, duas assistentes sociais, duas psicólogas e um médico.


O serviço também conta com apoio de profissionais, como médicos do programa de Medicina de Família e Comunidade, e estudantes que utilizam do campo de estágio para aprimorar e incluir cuidados com a população em situação de rua em sua prática, ampliando a educação em saúde neste tema.


De acordo com a coordenadora das equipes do Consultório de Rua, Marília Sitta Leutti, o serviço tem por objetivo auxiliar o acesso das pessoas que vivem em situação de rua à rede de serviços públicos de saúde e às ações de cidadania. “Na saúde, destaca-se a articulação intersetorial às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros Municipais de Saúde. Quando necessário, também com outros pontos de atenção, por exemplo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os serviços de Urgência e Emergência, ambulatórios de especialidades segundo a necessidade do usuário, constituindo uma rede para o cuidado”, informou.


As ações do Consultório de Rua são voltadas para a orientação e cuidado integral à saúde, principalmente em relação às doenças crônicas transmissíveis (tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis, dermatoses e outras) e não transmissíveis (como hipertensão, diabetes e câncer), ao acompanhamento pré-natal e questões relacionadas à saúde mental, ao uso de álcool e outras drogas lícitas ou não. Também realiza o acompanhamento em todas as linhas de cuidado descritas na carteira de serviços da Atenção Primária da SMS-RJ para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Em Londrina, o serviço vem sendo realizado desde 2012. Já passaram pelo atendimento mais de 700 pessoas que já foram e/ou são monitoradas pela equipe de Consultório na Rua. A demanda de atendimento fica em torno de 300 avaliações por mês. O Consultório de Rua é uma Política Nacional de Atenção Básica instituída pelo governo federal através do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído desde 2012 através da Portaria Nº 122, de 25 de janeiro de 2011.


A equipe atende por telechamadas e WhatsApp, através dos números (43) 99994-9029 e (43) 99943-3979. Também é possível falar com a equipe pelo telefone da UBS do Jardim do Sol, sede do serviço, pelo número (43) 3379-0777.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá