Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Situação da dengue é a pior de todos os tempos', afirma Secretaria de Saúde

14/01/20 às 19:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A situação da dengue em Londrina é considerada a mais crítica de todos os tempos. O tom alarmante é da Secretaria de Saúde do Município que, nos primeiros dias de 2020, viu disparar o número de casos suspeitos e investiga duas mortes. A previsão é de uma epidemia ainda neste mês, o que deve sobrecarregar as unidades de atendimento.

Na sala de reuniões a Diretora de Vigilância em Saúde apresentou o cenário mais assustador de todos esses anos. Londrina está à beira de uma epidemia explosiva de dengue. Milhares de casos podem surgir ainda este mês. Em 2020 já são 533 casos notificados de dengue –  6 estão confirmados.

A comparação com o ano passado demonstra o avanço da doença. Na primeira semana de 2019 foram 97 casos suspeitos- neste ano, 191; na segunda semana de 2019, 112 notificações e, agora, 263. A falta dos inseticidas para o mosquito adulto e para as larvas limita muito o combate à doença. A previsão é que haja um crescimento muito rápido do número de doentes. O que deve causar superlotação nas unidades de saúde já nas próximas semanas.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Um esquema para atender os pacientes está em estudo. No ano passado, Londrina registrou o maior número de mortes por dengue de todos os tempos, foram 8 vítimas da doença. E o panorama neste ano é tão crítico que dois óbitos já estão em análise. Um dos casos é de uma mulher com idade acima dos 60 anos e a outro de uma jovem de 29. As operações de limpeza nas regiões mais críticas, como a leste, que concentra um grande número de casos nos bairros como Mrabá e Ideal, vão envolver outras secretarias. O resultado Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito saí no dia 22. A partir daí toda a cidade vai ser convocada a se envolver com a questão de saúde pública.

Reportagem: Heloísa Pedrosa

© Copyright 2023 Grupo Tarobá