Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Tamarana: servidores da saúde protestam contra possível corte de benefício

03/06/19 às 14:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Servidores de Tamarana fizeram um protesto na manhã de hoje (3). A revolta é contra um projeto encaminhado à Câmara que retiraria benefícios da categoria. O protesto começou em frente à Câmara de Vereadores de Tamarana com cerca de 30 servidores da saúde. Eles pedem o pagamento de um benefício por metas batidas, como em vacinação e visita a casa de pacientes do programa Saúde da Família.

Uma lei municipal de 2013 garante o repasse do dinheiro que vem do Governo Federal, por meio do programa de melhorias do acesso e da qualidade da atenção básica. De acordo com o diretor de desenvolvimento da prefeitura de Tamarana, a verba chega desde 2011. O objetivo inicial foi bancar a compra de equipamentos e materiais. Os servidores passaram a ter direito ao benefício em 2013, a partir de uma lei municipal, mas há alguns anos os cofres de Tamarana estão no limite de gastos com pessoal. Incluir mais esse pagamento comprometeria a situação junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Pra reverter a situação, os vereadores aprovaram um projeto de lei devolvendo os recursos apenas para melhorias na atenção básica e não aos servidores. Falta o prefeito sancionar, por enquanto, vale a lei municipal de 2013, em que os servidores tem direito a esse pagamento.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Alguns servidores conseguiram receber através de ações na Justiça. Segundo a prefeitura, o que chega dessa verba vai para uma conta separada apenas para bancar essas causas judiciais.

Apesar do protesto, a equipe da TV Tarobá apurou junto às instituições de saúde do município (hospital, unidade de saúde e unidade de especialidades), que o atendimento não foi comprometido. O resultado de uma assembleia que será realizada às 17h da tarde vai definir se os trabalhadores entram em greve ou não.


Reportagem: Kathulin Tanan


© Copyright 2023 Grupo Tarobá