Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terceira dose de vacinação contra dengue tem baixa adesão em Londrina

20/04/18 às 09:45 - Escrito por Sthefany Terlera
siga o Tarobá News no Google News!

A etapa de vacinação contra a dengue voltada apenas para pessoas que precisam da terceira dose segue até o último sábado do mês (28). A campanha em Londrina prevê a imunização de 25 mil jovens com idades entre 15 e 27 anos, mas até esta sexta-feira (20), apenas 2,5 mil tomaram a vacina.

As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e protege contra quatro subtipos virais da doença.

De acordo com o diretor da 17ª Regional de Saúde, José Carlos Moraes, as novas restrições da Anvisa não afetam o que o estado já vem fazendo que é aplicar a vacina para regiões que sofrem com a presença do mosquito Aedes Aegypti. “A nota técnica da Anvisa normatiza a comercialização da utilização da vacina em todo o território nacional. Ou seja, em territórios que não tenham a circulação viral e a presença da doença não tem a necessidade fazer a vacina. Os nossos 30 municípios que estão vacinando preenchem os pré-requisitos necessários: já têm mais de 5 ou 6 epidemias ou a incidência acima de 500 casos por mil habitantes”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

A imunização só é completa depois da aplicação de três doses que são feitas num intervalo de seis meses. “Esses municípios são responsáveis por 80% das ocorrências de dengue em toda a história do Paraná”, relata. 

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação. Para confirmar o recebimento das primeiras doses da vacina de dengue, a população pode ligar para o Disk Dengue, pelo telefone 0800-400-1893. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá