Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Transplante de fígado: uma luta contra o tempo

16/01/18 às 11:01 - Escrito por Liliane Dias
siga o Tarobá News no Google News!

Uma corrida contra o tempo. Assim vivem os pacientes que precisam de um transplante de fígado e que desde setembro do ano passado, podem fazer o procedimento na Uopeccan, em Cascavel.

O hospital foi capacitado a fazer a cirurgia de transplante o que trouxe muitos benefícios a moradores de várias cidades da região.

Pacientes que antes precisavam ir para grades centros, agora podem mais perto de casa passar pelo desgastante período do preoperatório e do não menos importante, pós-operatório.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

“Um paciente que faz transplante de fígado, casa com o médico, pois o acompanhamento é para o resto da vida”, explicou o cirurgião que Luís Cesár Bredt, reforçando a importância do procedimento.

Desde que o Ministério da Saúde, habilitou o hospital a realizar transplantes, 18 pacientes receberam um novo órgão. Esse número é acima do esperado pela equipe médica, mesmo assim a corrida contra o tempo segue. Já que na fila existem muitas pessoas à espera de um órgão, como a Gislaine Hurchulki.

Ela descobriu a cirrose hepática, depois que teve um problema no ovário e fez uma bateria de exames.

A paciente que mora em Campina da Lagoa, chegou a ficar em primeiro lugar na fila, mas como o quadro dela melhorou, perdeu a vaga outros pacientes mais graves e agora é a 18ª pessoa na lista de Cascavel.

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, em dezembro de 2017, havia na fila de espera por um transplante de fígado, 157 pacientes.

O órgão é o segundo mais procurado e só perde para o rim, com 1.134 pacientes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá