Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Tratamento evita queda de cabelo durante quimioterapia

24/07/18 às 13:24 - Escrito por Redação Tarobá News


Os cabelos costumam ser sinônimo de beleza e autoestima. Em casos de diagnóstico de câncer, a realização de quimioterapia gera preocupação com os efeitos colaterais na raiz dos fios (folículos pilosos), levando frequentemente à queda dos cabelos. O Paxman Scalp Cooler: um sistema que, através do resfriamento do couro cabeludo reduz a queda de cabelo em pacientes submetidos a medicamentos quimioterápicos. 

O equipamento é composto por uma unidade de refrigeração móvel e compacta, onde circula um líquido especial que atinge -4ºC. A utilização de uma touca de silicone em conjunto com a máquina mantém o couro cabeludo resfriado 30 minutos antes, durante e 90 minutos após a quimioterapia.

Através da constrição de vasos sanguíneos que chegam ao couro cabeludo é reduzida a quantidade de quimioterapia que atinge a raiz dos fios. Dessa forma, a chance de perda de cabelos é menor. O resultado tem um efeito positivo na forma como a família e as pessoas ao redor tratam os pacientes, sem o sentimento de pena pela perda dos cabelos, o que impacta no emocional delas mediante a situação que já é delicada. A touca é específica para o couro cabeludo. Por isso, sobrancelhas, cílios e outros pelos do corpo podem cair durante a quimioterapia.

É importante salientar que as toucas hipotérmicas não funcionam para todas as pessoas. A efetividade varia de 50-65%, com resultados melhores de acordo com o tipo de quimioterapia recebida.


Hospital Moinhos de Vento 

© Copyright 2022 Grupo Tarobá