Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UBS do Jardim Santiago recebe ação educativa contra o Aedes aegypti

20/10/18 às 10:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, realiza na terça-feira (23) ação educativa na região oeste. Em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados de Londrina, a equipe de agentes de Endemias estará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santiago, das 8h30 às 13h30, com orientações e informações sobre diversas endemias. A UBS fica localizada na Avenida Aracy Soares dos Santos, 100. 

Durante o evento, haverá aferição de pressão e teste de glicemia para a comunidade. A equipe de Endemias irá apresentar, por meio de exposições e maquetes, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças graves, como a dengue e o zika vírus. 

Também haverá mostruário sobre o bicho barbeiro, que transmite a doença de Chagas, o caramujo africano, escorpião, e a leishmaniose. De acordo com a educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, o trabalho visa educar a população com informações importantes sobre as formas de transmissão e, principalmente, de prevenção. “Essas ações educativas sempre reforçam a questão da prevenção, que passa sempre pelo combate à proliferação. Ainda mais este mês, com uma frequência maior de chuvas, é preciso ficar atento aos possíveis criadouros do Aedes, eliminando as chances do mosquito completar seu ciclo”, frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Lucimara lembrou que os ovos do mosquito podem sobreviver por até, aproximadamente, 450 dias em ambiente sem água. “Basta chover ou molhar o local onde estão os ovos para que o ciclo do Aedes seja retomado. Então esses recipientes que podem acumular água devem ser descartados ou lavados, sendo que a água dessa limpeza deve ser descartada no solo. Percebemos também muitos focos do mosquito nos ralos, que devem ser tampados caso não sejam utilizados com frequência, ou passarem por manutenção semanal com água sanitária”, detalhou. 

A educadora em Endemias frisou também que a correta destinação dos lixos e materiais recicláveis contribui diretamente para que animais vetores de diversas doenças não se proliferem. “Para combater as endemias, é preciso redobrar o cuidado, estar atento aos possíveis focos e eliminá-los sempre que possível”, destacou.

(com N.Com)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá