Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Unidades de Conservação são laboratórios para pesquisas

13/06/18 às 13:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As Unidades de Conservação Estaduais são grandes laboratórios para o desenvolvimento de pesquisas. Desde 2014, estações ecológicas e parques estaduais gerenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) serviram como laboratório para realização de 242 pesquisas científicas.

Os estudos nas Unidades de Conservação são de natureza ambiental, econômica e social, importantes para aperfeiçoar o conhecimento e manejo das áreas a curto, médio e longo prazo. Eles ajudam a entender a biodiversidade local e podem auxiliar nas ações que renovam e preservam ecossistemas nas unidades.

“As pesquisas nos orientam e ajudam no desenvolvimento de projetos e técnicas que podem ser usadas dentro das Unidades de Conservação para manutenção da biodiversidade, como, por exemplo, para erradicação de espécies exóticas. Elas também podem nos apresentar um diagnóstico sobre a real situação da fauna e flora desses locais”, explica o diretor de Biodiversidade Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos.

Leia mais:

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Imagem de destaque
EXPECTATIVA EM ALTA

Secretaria de Saúde entrega mais de 200 aparelhos auditivos em Londrina

Desde 2014 até maio deste ano, foram palco de pesquisas e projetos científicos 36 parques estaduais e cinco estações ecológicas em todas as regiões do Estado. As Unidades de Conservação que mais registraram pesquisas foram o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, com 63 estudos, e o Parque Mata dos Godoy, em Londrina, que recebeu 47 projetos.

EXEMPLO – Entre os diversos estudos que contribuíram para a gestão das unidades de conservação está a pesquisa sobre o manejo com fogo controlado, realizado por professores e alunos da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Positivo. A técnica utiliza a aplicação do fogo como ferramenta para a restauração dos ecossistemas de campos.

A ideia do projeto era usar o fogo para auxiliar a sucessão ecológica, promovendo alterações na composição florística e dos nutrientes do solo. O objetivo da técnica é restaurar o ecossistema para que ele se aproxime o máximo possível das condições ambientais naturais da época de criação da Unidade de Conservação, há 60 anos. O Parque de Vila Velha foi um dos primeiros do país a praticar o manejo com fogo controlado de maneira não experimental.

Desde o início de sua aplicação, pesquisas vêm mostrando que a utilização do fogo para controle e erradicação de espécies exóticas invasoras está trazendo resultados positivos à Unidade de Conservação. É possível registrar a presença de exemplares da flora e fauna típicas da vegetação de campos e que não eram mais vistas,

AUTORIZAÇÕES – Para a realização de pesquisas científicas nas Unidades de Conservação Estadual é necessário que estudantes, professores e pesquisadores solicitem as devidas autorizações ao IAP. As normas estão estabelecidas pela Portaria do IAP nº 017/2007. É preciso também enviar um relatório ao instituto com os resultados após a finalização da pesquisa.

“As nossas Unidades de Conservação são ambientes protegidos e controlados. Por isso, são necessárias as autorizações, que possuem validade”, destaca Guilherme.

Utilizar as Unidades de Conservação para pesquisas científicas em sem a devida autorização é crime, conforme estabelecido pela Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além se multa que pode variar de R$ 500 a R$ 10 mil.

“Fazer pesquisas e projetos em áreas protegidas sem a devida autorização é muito grave. Recentemente, tivemos um caso de uma estudante que realizou pesquisas em um dos nossos parques. Ela foi autuada e pode perder toda a validade do seu trabalho pela universidade em que estuda”, explica Guilherme.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá