Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vacina contra a gripe será disponibilizada em Londrina até o final do mês

15/09/21 às 16:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ainda há doses de vacina contra a gripe disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A campanha de vacinação deve seguir até o final de setembro. Podem se vacinar, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas acima de 6 meses de idade.

As doses são disponibilizadas nas UBSs, com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente os casos suspeitos de Covid-19, e nas unidades que vacinam apenas contra a Covid-19.

Para ser imunizado, a população deve agendar a data e o horário da aplicação, apenas por telefone, diretamente na UBS. (Clique aqui para acessar os telefones e endereços de todas as UBSs). No dia, é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Até o momento, o município vacinou cerca de 70% do público-alvo, o que representa 220.746 doses aplicadas. O levantamento aponta que a maior parte das doses (84.209) foi aplicada na população em geral; seguida pelo grupo de idosos (71.970); crianças (27.809); trabalhadores da saúde (17.081); pessoas com comorbidades (8.882); professores (4.369); gestantes (3.392); população privada de liberdade (2.042); puérperas (366); profissionais das forças de segurança (335); trabalhadores do transporte (143); caminhoneiros (98); funcionários do sistema prisional (32); pessoas com deficiência (13); indígenas (4) e profissional das forças armadas (1).

Recomendações – A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou ao látex. Além disso, aqueles que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas, do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico, para serem vacinados contra a gripe.

Como a vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

A vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá