Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vacinação contra HPV tem pouca procura no Paraná

25/09/18 às 09:26 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Apenas 42% dos adolescentes paranaenses tomaram as 2 doses da vacina contra o HPV. O número é alarmante, já que a meta da Secretaria da Saúde do estado é vacinar 95% do público-alvo. Para aumentar a imunização, uma campanha está sendo feita até o dia 28 de setembro.

Meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade  precisam tomar duas doses da vacina, em um intervalo de 6 meses. A procura tem ficado abaixo do esperado em todo o país. Segundo dados do Ministério da Saúde, só 41,8% das meninas brasileiras completaram o esquema vacina.

De acordo com Chefe do Centro Estadual de Epidemiologia do Paraná, João Luis Crivellaro, entre as causas para a não vacinação está à dificuldade dos adolescentes em cuidarem da saúde e também o mito de que a vacina incentiva à atividade sexual.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

O Papilomavírus Humano, também chamado de HPV, atinge a pele e mucosas provocando verrugas. As lesões podem ser precursoras de câncer, entre ele o de colo de útero que é o quarto tipo que mais mata no país. A vacina oferece proteção de 95% contra o vírus.

A mobilização para a vacina vai até sexta-feira (28), mas ela fica disponível nos postos de saúde durante todo o ano. É importante reforçar que para proteção total, é preciso completar o esquema com duas doses da vacina.

Leia mais em Band News Curitiba

© Copyright 2023 Grupo Tarobá