Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vacinação: Mais de 7 mil doses foram aplicadas no Dia D contra o sarampo

17/02/20 às 12:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, realizado neste sábado (15), teve resultados muito positivos em Cascavel, segundo a avaliação do Programa Municipal de Imunização. Conforme o primeiro balanço do PMI, foram aplicadas 7.003 doses de vacinas nas 43 unidades de saúde do Município, incluindo a zona rural. Além disso, as UBSs e USFs também realizaram 8.122 avaliações do cartão de vacina. Ou seja, apenas neste sábado, dia da ação, as unidades de saúde realizaram, juntas, 15.125 atendimentos.  

Para a coordenadora do PMI, Cristina Carnaval, o engajamento da população na campanha foi muito satisfatório. “A campanha foi um sucesso. Tivemos um resultado muito positivo. Durante todo o dia as unidades tiveram um movimento muito grande, um fluxo intenso, inclusive de pessoas buscando a avaliação do cartão de vacinação e tomando a vacina quando necessário. A gente fica muito satisfeito, porque a população atendeu ao nosso chamamento. Para um único dia de trabalho é um resultado muito satisfatório. Ficamos tranquilos e seguros que a população está protegida”, avalia.  

O atendimento nas unidades estava previsto até as 17h. No entanto, devido à grande procura da comunidade, algumas instituições tiveram que estender esse período até às 18h30 para realizar um atendimento adequado à população.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

CAMPANHA CONTINUA
Vale destacar que o período de vacinação ainda não acabou. Todas as 43 unidades de saúde de Cascavel seguem aplicando a dose contra o sarampo até o dia 13 de março. O público-alvo da campanha é amplo: todas as pessoas com idade de 5 até 59 anos. Para população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será seletiva. Já para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas vão ter que comparecer para a imunização, mesmo que já tenham sido vacinadas. Em Cascavel, estima-se que 190 mil cidadãos tenham que ir às unidades de saúde para saber da sua situação vacinal.

Esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo, que é uma doença grave e pode levar a óbito, portanto, a prevenção é a vacina. A imunização é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil, inclusive no Paraná.

Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá