Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Vice-prefeito e servidores doam sangue para campanha do Hemocentro

26/11/21 às 16:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), deu início a campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”. Os primeiros doadores de sangue foram ontem (25), às 13h30, ao Hemocentro do Hospital Universitário (HU) realizar o ato solidário. A ação marcou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A campanha é uma parceria do Hospital da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) com a Prefeitura de Londrina. Ela visa estimular os servidores públicos municipais a doarem sangue, principalmente no momento de pós-pandemia de Covid-19. Isso porque, com o distanciamento social e as medidas de contenção à transmissão do vírus ocorreu uma grande baixa no volume de doações. Também sabe-se que, com a aproximação do fim de ano e das festividades, muitas pessoas acabam deixando de doar e há um aumento na demanda pelos hospitais. Além disso, apenas 2% da população doa sangue regularmente e com a falta dele, os hospitais e bancos de sangue não conseguem atender a demanda completa, prejudicando as pessoas que mais precisam, como os acidentados, vítimas de queimaduras, hemofílicos e anêmicos, entre outros.

“O Hemocentro do HU nos procurou para a realização de uma campanha em conjunto, porque, segundo eles, houve uma baixa no número de doadores durante a pandemia e têm a necessidade de manter o estoque mínimo diário, pois os componentes do sangue são válidos por apenas sete dias. Então, vi na campanha a oportunidade de também voltar a doar sangue. São poucos minutos, para um ato que de fato salva vidas”, contou a organizadora da campanha na SMRH e uma das primeiras participantes, Marcelle Diorio de Souza.

Leia mais:

Imagem de destaque

Paraná decreta situação de emergência em saúde pública para dengue

Imagem de destaque
871 CONFIRMAÇÕES

Regional de Londrina é líder em casos de dengue no Paraná, segundo boletim

Imagem de destaque
PROTEJA-SE

Saúde disponibiliza novas doses da vacina bivalente para grupos prioritários

Imagem de destaque
REDE PÚBLICA

Criança terá que esperar por consulta com cardiopediatra até março de 2024

Entre os primeiros a aderirem a campanha estava o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça. Ele doou sangue na tarde de ontem e disse estar feliz em poder ajudar o próximo. “É um ato simples que podemos fazer para ajudar o próximo que precisa. Eu me sinto muito honrado em poder participar da campanha”, disse ele. Outro doador foi o assessor de gabinete, Átila Vaqueiro. Ele contou que sempre participa das campanhas, por considerar o ato de doar um prática de boa vontade, que ajuda muitas pessoas. Segundo ele, é preciso divulgar mais sobre o assunto, para estimular o maior número de pessoas possíveis. “Saber que cada vez que eu faço isso, posso salvar até três vidas e que muitas pessoas precisam de doações cotidianamente para se manterem vivas é a motivação para me fazer doar sempre”, afirmou Vaqueiro.

Cronograma por secretaria – Na campanha da Prefeitura com o Hemocentro, foi firmado um cronograma de doações, que perdurará o ano inteiro. Estão entre os primeiros doadores, durante o mês de dezembro, os servidores municipais do gabinete do prefeito Marcelo Belinati e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos.
Já em janeiro, espera-se que os funcionários das Secretaria de Assistência Social, Políticas para as Mulheres e do Idoso participem. Em fevereiro, será a vez dos profissionais da Secretaria de Educação. Em março, serão os servidores da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e do Trabalho, Emprego e Renda. Em abril, serão os Guardas Municipais e demais funcionários da Secretaria de Defesa Social. Em maio estão previstos os servidores da Codel e do Ippul e em junho da Controladoria-Geral, Fazenda e Cultura.

Já no segundo semestre, em julho, serão chamados a doar os profissionais da Acesf e da CAAPSML. Em agosto, será da Secretaria de Obras e Pavimentação e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Em setembro serão os trabalhadores da Secretaria de Saúde. Já em outubro de 2022 será da Procuradoria-Geral, Governo e da Gestão Pública. Em novembro serão os funcionários da Agricultura e Abastecimento e do Ambiente. Em dezembro, a campanha retorna para o gabinete do prefeito e para SMRH. Para quem doar, o artigo 79 do Estatuto do Servidor (Lei Municipal nº 4.928) prevê a concessão do dia em que o servidor fez a doação, ou seja, neste dia, o doar não precisa trabalhar. Basta apresentar o atestado do Hemocentro.

Como doar – Para doar sangue é preciso ter idade entre 18 anos a 69 anos, estar em boas condições de saúde, e quando mulher, outro requisito é pesar, no mínimo, 51 quilos. Já os homens não têm critério de peso. É importante que o doador esteja bem alimentado, hidratado e descansado (ter dormido 6 horas ao menos) e não ter tido gripe, infecção bacteriana, febre ou ter usado antibiótico nas últimas 2 semanas.
É preciso agendar um dia e horário no site do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), da Secretaria de Estado (clique aqui). O Hemocentro fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, no Jardim Tarumã (ao lado Hospital Universitário de UEL/HU).

Para doar, é preciso apresentar um documento pessoal com foto (RG ou CNH), fazer um cadastro prévio e passar por uma triagem clínica. Todo o sangue doado passa por uma série de testagens para a detecção de doenças transmissíveis por transfusão e análise de risco. Quem tiver alguma dúvida sobre o assunto pode acessar o site do Hemocentro. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá