Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

13ª Conferência de Assistência Social debate o "Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social"

29/08/19 às 08:56 - Escrito por Redação Tarobá News

"Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social" é o tema da palestra magna que acontece nesta quinta-feira (29), no auditório da Acic, pela doutora em Serviço Social Juciméri Isolda Silveira, abrindo oficialmente a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cascavel, que continua com ampla programação também na sexta-feira (30), no auditório da  Unipar. O credencimento terá início às 13 horas, com abertura oficial às 13h30, nas duas tardes.

O evento é aberto da toda comunidade. Interessados em participar podem se inscrever no início do evento, que deve reunir pelo menos mil pessoas de Cascavel e da região para as duas tardes de debate.

Realizada bianualmente, a conferência é convocada pelo Cmas (Conselho Municipal de Assistência Social). Trata-se de um fórum municipal de debates sobre a Assistência Social como instância deliberativa entre governo e sociedade civil, com objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

É também durante a Conferência que são propostas as diretrizes gerais da Política Municipal de Assistência Social no biênio subsequente ao da realização. Neste ano, com o tema central focado no Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social, a Conferência aprofundará debates nos eixos "A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado"; "Política Pública tem de ter financiamento público" e "A participação popular garante a democracia e o controle social".

Durante o evento serão ainda levantadas as propostas realizadas nos Territórios do Sistema Único de Assistência Social, nos quais a população beneficiária da política de Assistência Social pode sugerir e solicitar melhorias na política municipal de Assistência Social, que é coordenada pela Seaso.

Eleição de conselheiros

Durante o evento também serão eleitas as entidades e representações da sociedade civil para o Conselho Municipal de Assistência Social para a Gestão 2019-2021.

Serão eleitos também dois delegados titulares e dois suplentes para concorrer à vaga de representar Cascavel na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Confira a programação

Quinta-feira, 29 de agosto - local: Auditório da Acic

13h às 13h30 - Credenciamento

13h30 às 14h15 - Abertura Oficial

Mesa de Honra - Abertura Oficial

14h15 às 14h30 - Leitura e aprovação do Regimento

13h às 16h30 - Credenciamento dos Delegados do Segmento Trabalhadores do Setor (01 titular e 01 suplente) para concorrer à vaga para participar na XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

14h30 às 15h30 - Palestra Magna com o Tema Geral da XIII Conferência: "Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social". Palestrante: Juciméri Isolda Silveira.

15h30 às 15h40 - Debate

15h40 às 16h40 - Fórum Próprio dos Segmentos da Sociedade Civil para a eleição das Entidades e Organizações de Assistência Social, Trabalhadores do Setor, Usuários ou de Organizações de Usuários que comporão o Conselho Municipal de Assistência Social, Gestão 2019/2021.

16h40 - Eleição dos Delegados do Segmento Trabalhadores do Setor (01 titular e 01 suplente) para participar na XIII Conferência Estadual de Assistência Social nos dias 30 e 31 de outubro em Curitiba/PR.

17h - Encerramento

Sexta-feira, 30 de agosto  - Local: Anfiteatro da Unipar

13h às 13h30 -  Credenciamento

13h30 às 13h45 - Apresentação Cultural

13h45 às 14h15 - Apresentação da Política de Assistência Social em Cascavel/PR.

15h às 17h - Plenária Final:

- Leitura, apreciação e aprovação das propostas das Mobilizações;

- Apreciação e aprovação das moções (se houver) que obtiverem um total de no mínimo 20% de assinaturas dos participantes da XIII Conferência Municipal de Assistência Social.

- Referendo da eleição da composição dos segmentos da sociedade civil para a Gestão 2019/2021 do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS

- Referendo dos delegados 01 titular e 01 suplente do Segmento Trabalhador  01 titular e 01 suplente do Segmento Governamental do Setoreleitos para participar na XIII Conferência Estadual de Assistência Social nos dias 30 e 31 de outubro em Curitiba/PR;

17h - Encerramento.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá