Aeroporto de Londrina ultrapassa marca de 1 milhão de passageiros em 2019

Redação Tarobá News
Cotidiano | Publicado em 17/01/2020 às 15:35

O Aeroporto de Londrina/Governador José Richa (PR) encerrou 2019 com aumento na movimentação de passageiros. Foram 1.002.080 viajantes, 2,54% a mais que os 977.253 embarques e desembarques contabilizados em 2018.

A superintendente do aeroporto, Sandra de Oliveira, comemora o número positivo. “Esse recorde é fruto de um trabalho incansável de todos os funcionários do aeroporto, que se empenham diariamente para garantir aos passageiros conforto, comodidade e, sobretudo, viagens com segurança”, afirmou. A gestora lembra que recentemente o terminal passou por importantes obras e melhorias.  “Em 2018, concluímos a obra de sinalização da pista e, antes, em 2017, entregamos a nova sala de embarque do terminal, que teve investimento de R$ 3,6 milhões, e ampliou a capacidade do aeroporto de 2,2 milhões para 3,1 milhões de passageiros por ano. Além disso, em 2019, passamos a disponibilizar wi-fi gratuito aos passageiros”, acrescentou.

Rede Infraero

Entre 2018 e 2019, o fluxo de passageiros permaneceu estável nos 54 aeroportos que compunham a rede Infraero até dezembro. Ao todo, passaram pelos terminais da empresa 83,9 milhões de viajantes, ante os 84,1 milhões de 2018, o que representa uma queda de 0,2%.

De acordo com o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, a estabilidade no número de passageiros que passaram pelos aeroportos da empresa demonstra a resiliência da economia brasileira e a importância da consolidação de políticas públicas para o setor.

“No ano passado, problemas, como a falência de uma importante companhia aérea brasileira, impactaram na oferta de voos. Por outro lado, uma série de medidas, como a abertura de 100% capital estrangeiro para aéreas, redução do ICMS do querosene de aviação, e até melhorias na infraestrutura dos aeroportos, diminuíram tais reflexos”, avaliou Paes de Barros.

Para os próximos anos, a expectativa é de que o mercado brasileiro de aviação siga a tendência e cresça duas vezes o valor do PIB, disse o presidente da Infraero. Segundo ele, o cenário aponta para mais de 200 milhões de passageiros em 2025, ante os 120 milhões, atualmente. “Por isso, ao mesmo tempo que trabalha para cumprir as determinações do Governo Federal, de conceder todos os aeroportos da Rede Infraero à iniciativa privada, a empresa estará focada no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional, que representa um grande gargalo na interiorização do modal aéreo no Brasil”, afirmou.

O aeroporto

Com vocação para os negócios, o Aeroporto de Londrina está localizado a 3,4 quilômetros do centro da cidade. Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com rotas para São Paulo (Guarulhos, Campinas e Congonhas), Curitiba e Cuiabá, além de outros estados, por meio de conexões.

O Aeroporto Governador José Richa também conta com o sistema ELO. São três conectores climatizados que fazem a interligação dos embarques e desembarques com as aeronaves. Com 100% de tecnologia nacional, a ferramenta, se diferencia das pontes de embarque (fingers) por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo. Na conexão com a aeronave, há duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Passageiros encontram um terminal moderno, com wi-fi grátis, mix comercial variado, com lanchonetes, restaurante, choperia, chocolateria, delicatessen, lojas de malas e bolsas, souvenirs, revistaria, serviço de proteção de bagagem, locadoras de veículos, agências de turismo, cosméticos artesanais, serviço de caixas eletrônicos e estacionamento de veículos.

Com assessoria de imprensa Infraero 



Relacionados

Cascavel | 18-02-2020 15:30

Carnaval: movimento no Terminal Rodoviário deve crescer até 20% durante o feriadão

Carnaval: movimento no Terminal Rodoviário deve crescer até 20% durante o feriadão

Londrina | 18-02-2020 14:54

Recolhimento gratuito de pneus na zona norte vai até as 17h desta terça

Recolhimento gratuito de pneus na zona norte vai até as 17h desta terça

Cascavel | 18-02-2020 14:40

Cascavel distribuirá cerca de 150 mil carnês de IPTU em março

Cascavel distribuirá cerca de 150 mil carnês de IPTU em março

Cascavel | 18-02-2020 13:45

Confira o obituário de Cascavel e região

Confira o obituário de Cascavel e região

PUBLICIDADE