Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ao menos cinco itens estão em falta na merenda escolar em Londrina

20/03/19 às 10:56 - Escrito por Ticianna Mujalli
siga o Tarobá News no Google News!

Além do feijão, outros produtos estão em falta em algumas escolas municipais de Londrina. É o caso da carne, ovo, margarina e achocolatado. O problema foi constatado pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar após visitas técnicas em creches e escolas do município.

O presidente da entidade Cicero Cripriano vê a situação com indignação e preocupação. “Vamos nos reunir com a secretaria de educação para avaliar o caso já que percebemos que outros também podem faltar. Uma criança que não se alimenta de forma adequada pode ter prejuízo no desenvolvimento”, aponta.

Uma reunião entre o conselho e a secretaria está marcada para debater o assunto nesta quinta-feira (21).

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Atualmente, o processo de compra de alimentos para merenda escolar é dividido em lotes e várias empresas acabam sendo vencedoras. Tudo centralizado na Secretaria de Gestão. Para o presidente do conselho, a própria secretaria de educação deveria ter autonomia para comandar as contratações, o que poderia gerar menos burocracia. “Fizemos várias visitas técnicas a outra cidades onde o processo de compra é independente e percebemos que as secretarias tem mais autonomia de trabalhar”, aponta.

Essa semana, a secretaria de educação informou que não há feijão na merenda. A empresa que venceu a licitação apontou que o produto está em falta no mercado e o que tem está com valor muito acima do estabelecido em contrato. O certame ficou acertado que seriam pagos R$ 2,70 pelo quilo do feijão, que já chegou a R$ 10 em alguns estabelecimentos. A empresa foi notificada.

A secretária de educação não foi encontrada para comentar o assunto.

Sobre a independência da licitação, a secretaria de gestão aponta que hoje a licitação é feita pela pasta após solicitação da educação e quem paga é a secretaria de fazenda. Segundo o secretário, Fábio Cavazotti o processo dessa forma, traz mais rigidez no sistema de controle interno do município. “Processo é feito dessa forma para dar mais controle e ordenamento de despesas. Já que reduz possibilidades de conduções equivocadas de processos e gera fragilidade no sistema de controle”, completa. Ele ainda se diz a disposição do conselho para verificar que medidas podem ser tomadas para dar mais celeridade eficiência ao que acreditam não estar de forma correta. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá