Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Araupel e MST firmam acordo com intermediação do Estado

13/11/18 às 15:24 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Por intermédio do Governo do Estado, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da madeireira Araupel selaram um acordo para que a empresa possa retirar madeira do imóvel ocupado pelo MST, no acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu (Centro-Sul), pelo lado do município de Três Barras.

A proposta foi firmada durante reunião na Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, no final de outubro, entre representantes do MST, da empresa Araupel e do assessor especial de Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Serighelli.

“O termo é resultado de oito meses de negociações e é de extrema importância para que haja uma relação pacífica entre os trabalhadores sem terra e os funcionários da empresa. O acordo está consolidado e a empresa já está começando a trabalhar no imóvel”, disse Serighelli.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Ele explicou que no lado de Quedas do Iguaçu já houve muito conflito entre os trabalhadores sem terra e a empresa. Há dois anos o Governo do Estado também mediou outro acordo, para que a Araupel fizesse a extração das florestas de pinus e eucalipto na Fazenda Pinhal Ralo, em Rio Bonito do Iguaçu.

SOLUÇÃO - Com o acordo, a Araupel poderá fazer a extração de madeira, no denominado projeto 4, que é parte do imóvel do Rio das Cobras, num prazo de cinco meses (podendo ser estendido por novo acordo).

A empresa também deve fornecer material para a construção de uma guarita na entrada que dá acesso ao acampamento, na qual permanecerão um grupo de representantes do MST. Além disso, ficou estabelecido que a Araupel manterá em bom estado a estrada de acesso ao acampamento até a guarita e fornecerá o combustível para que os trabalhadores possam se deslocar do acampamento até a guarita.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá