Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Autorizadas as obras de reparo e melhoria em trapiches na Ilha do Mel

15/08/19 às 17:25 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A licitação das obras de reparos e melhorias dos trapiches existentes de Encantadas e Nova Brasília, na Ilha do Mel, foi autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quinta-feira (15), durante evento na sede administrativa da empresa Portos do Paraná.

O prazo para entrega, depois de publicada a licitação, será de sete meses. A contratação inclui o fornecimento de todo o material, mão de obra, equipamentos e ferramentas, além da destinação final dos materiais que não forem reaproveitados na obra.

Ratinho Junior afirmou que o Estado trabalha para ampliar a imagem do Paraná como destino turístico do Brasil, e que a região litorânea é fundamental nesse processo. “Teremos, na Ilha do Mel, trapiches muito mais modernos, com acessibilidade e conforto para receber os turistas”, afirmou. “A Ilha do Mel é o nosso cartão-postal e precisa ser bem cuidada. Vamos começar com o receptivo aos turistas e, automaticamente, avançar em outros projetos importantes para o Litoral”, disse o governador.

Leia mais:

Imagem de destaque
MANUTENÇÃO

Sexta-feira não haverá atendimento na agência do trabalhador de Cascavel

Imagem de destaque

Acesf: confira o obituário de Londrina e região

Imagem de destaque
CAFÉ COM NEGÓCIOS

Casais que empreendem juntos poderão participar de evento gratuito de network

Imagem de destaque

Confira o funcionamento do comércio para o final de semana de Londrina

Os Portos do Paraná, ressaltou ele, são vetores importantes no desenvolvimento dos municípios do Litoral. “Eu quero o porto olhando cada vez mais para as cidades. Com isso, temos avançados bastante com bons projetos nas áreas sociais e ambientais”, disse.

COMPROMISSO — As reformas fazem parte do compromisso assumido como uma das condicionantes do Ibama para a emissão da Licença de Instalação da dragagem de aprofundamento executada em 2017. “A prioridade é que os Portos do Paraná sejam agentes transformadores da realidade do Litoral. Por isso, dentro do que a lei nos permite, queremos atender a população da melhor forma possível”, explicou o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia.

QUALIDADE – O Governo do Estado exigiu o uso de melhor material para durabilidade e resistência das estruturas. Além disso, exigiu luminárias de led com baterias recarregadas por painéis fotovoltaicos; rampas com corrimãos para acessibilidade; que os trapiches de concreto sejam conectados a píeres flutuantes interligados por uma rampa articulada, que se movimente de acordo com o mar; lixeiras para separação correta de resíduos; bancos de espera; proteção lateral para segurança; e cobertura.

Os trapiches da Ilha do Mel fazem parte de um conjunto de 14 estruturas, com projetos custeados pela Administração dos Portos do Paraná: nove serão reformadas e cinco serão construídos. Os projetos estão sendo realizados dentro do prazo de 270 dias, e devem ser entregues até dezembro deste ano.

ESTRUTURAS - Serão reformados os trapiches nas comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Mel (Brasília e Encantadas), Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio e Vila Maciel. Novas estruturas serão construídas na Ilha dos Valadares (um no mar de fora e outro próximo à passarela), em Pontal do Sul (Vila dos Pescadores) e em Antonina (na Ponta da Pita e no Portinho).

“O porto fará os projetos e a executará das obras e, depois de concluídos, a gestão e manutenção dos equipamentos ficará a cargo dos municípios. A intenção é atender as comunidades da melhor forma possível, com ações que realmente tragam benefícios para o dia a dia”, explica o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá