Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bebê de três meses morre por asfixia de leite materno

24/12/19 às 10:04 - Escrito por Redação Tarobá News

Na madrugada desta terça-feira (24) deu entrada no pronto atendimento de Santa Helena, um pai desesperado com seu filho de apenas três meses, desfalecido em seus braços e a causa seria possivelmente asfixia por leite materno.

Segundo informações, o homem relatou que na noite anterior (23), sua esposa havia amamentado seu filho e em seguida colocado o mesmo para dormir. Durante a madrugada, o homem acordou e ao encostar em seu filho, percebeu que o mesmo estava completamente gelado, com um pouco de leite e sangue no nariz, indicando que a criança poderia ter se engasgado com o leite materno durante o sono.

O pai desesperado de encontrar seu filho nessas condições acionou a equipe da Policia Militar de Santa helena, relatando o acontecido e que estaria levando seu filho ao pronto atendimento.

No pronto atendimento, os socorristas tentaram reanimar o bebê, que não apresentava mais os sinais vitais. Posteriormente, foi confirmado pelo médico do pronto atendimento que a crianças estava em óbito.  Como não havia sinais de morte violenta, o corpo do bebê foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Cascavel.

A equipe da Policia Militar e os socorristas do Pronto Atendimento prestaram apoio à família, orientando os pais para os procedimentos cabíveis.

Alerta aos pais

A asfixia de bebês por leite materno não é assim algo tão comum, mas é importante os pais saberem que pode acontecer. É muito importante que durante a amamentação a mãe esteja vigiando e observando o seu bebê, só assim ela poderá conhecer e saber qual é a melhor forma de amamentá-lo e ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu leite. No caso do bebê que ainda suga rápido e engole devagar, a melhor forma de corrigi-lo é parar, tirar um pouco o peito da boca do bebê, para que ele tenha tempo de engolir e depois, seguir amamentando. Outro conselho é evitar amamentar o bebê deitada e jamais não colocá-lo para arrotar.

Mesmo tendo cuidado, os acidentes acontecem e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Se o seu bebê se engasgar com o leite e começar a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se é necessário, assopre a carinha dele. Se notar que o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, então o melhor é seguir as seguintes orientações:

*Primeiramente deve-se manter a calma e seguir as orientações da imagem abaixo, onde deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno e com a outra mão, dar tapinhas nas suas costas. Caso a criança não responda aos seus estímulos, o melhor é acionar o serviço medico de urgências pelo 192 (SAMU), (193) Corpo de Bombeiros ou 190 (Polícia Militar).


Toledo News

© Copyright 2022 Grupo Tarobá